Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Undime-PI participa da Conae 2024

Todas as notícias Categorias

01/02/2024 Undime PI

Undime-PI participa da Conae 2024

 

A Conferência Nacional de  Educação (Conae) aconteceu, entre os dias 28 e 30 de janeiro, com o tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para Garantia da Educação como Direito Humano com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável” e contou com a participação de diversas entidades do segmento da educação. A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), representada por sua vice-presidente e Dirigente Municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, esteve presente nas mesas de discussões.

A Conferência Nacional de Educação é uma realização do Ministério da Educação (MEC), convocada pela Presidência da República  por meio do Decreto Presidencial nº11.697/2023/2023. O objetivo é debater as metas e estratégias para construção e aprovação do Plano Nacional de Educação 2024-2034, documento que deve definir os rumos da educação pública para os próximos anos.

Entre as pautas em destaque revogadas no texto aprovado no PNE, estão reformas estabelecidas pelas gestões anteriores, como o Novo Ensino Médio (NEM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As medidas devem ser analisadas e enviadas ao Congresso Nacional.

No evento, a vice-presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício, destacou a importância das conferências que aconteceram em 2023 nos municípios e estados. “Nós acreditamos que a educação do futuro será bem melhor do que a que temos hoje. A construção se dá através das conferências municipais, intermunicipais e estaduais. Estamos aqui para discutir o que foi debatido em nossos estados”, afirmou.

Além da participação das instituições envolvidas com a educação, também estiveram presentes governadores, deputados, o ministro da educação, Camilo Santana, e o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.


Parceria institucional