Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI finaliza segunda edição do curso intensivo sobre o Novo Fundeb com a participação do MPPI

Todas as notícias Categorias

04/08/2021 Undime PI

Undime-PI finaliza segunda edição do curso intensivo sobre o Novo Fundeb com a participação do MPPI

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) encerrou, nesta terça-feira (3), a segunda edição do curso intensivo sobre o Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Novo Fundeb). Promovido pela Escola dos Dirigentes da Undime-PI, o curso teve o objetivo de debater as novas normas e diretrizes do Novo Fundeb, instituídas pela Lei Nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020.

Durante os dois dias do curso, participantes de 21 municípios piauienses tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o repasse de valores do Novo Fundeb aos municípios para a manutenção das escolas e pagamentos de profissionais da Educação e esclarecer dúvidas sobre aplicação desse recurso nos municípios.

 

Entre os temas discutidos no curso, o assessor jurídico da Undime-PI e ministrante da formação, Hans Kelsen, explicou aos gestores quais as despesas de manutenção podem ser pagas com os valores do Novo Fundeb. "Desde o aluguel do imóvel, de equipamentos, à manutenção desses bens e equipamentos; as conservações e instalações; despesas de energia, água e internet; se for da educação, posso usar o Fundeb", destacou.

O evento contou, ainda, com a presença da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes Cordeiro, que tratou sobre o retorno das aulas presencias nas redes municipais de ensino.

Na oportunidade, a promotora de Justiça Flávia Cordeiro, reforçou a importância do retorno gradual às aulas presenciais para a garantia da aprendizagem dos alunos mais vulneráveis. “Quem são os mais vulneráveis para nós da educação? São as crianças e os adolescentes, sobretudo aqueles que não têm a menor autonomia para participar desse ensino remoto”, complementou.

A presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, destacou a posição da entidade em relação ao retorno às aulas presenciais. “A Undime Piauí defende que o direito à educação deve ser uma garantia para todos os nossos estudantes. Nós já temos conversado com os dirigentes municipais para assegurar que esse retorno seja de forma gradual, mas de forma imediata para os nossos alunos”, disse.

Na ocasião, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas e questionamentos sobre a volta às aulas nas redes municipais de ensino.


Parceria institucional