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04/10/2022Undime

Confira o calendário de outubro dos minicursos sobre "Educação Básica: Espaços e Políticas" da Cátedra de Educação Básica da USP

Gratuitas e com certificação, formações ocorrem às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30

 

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, da Universidade de São Paulo, tem oferecido atividades virtuais e gratuitas para professores do ensino básico, estudantes de licenciatura, pesquisadores e outros interessados na área. Os minicursos ocorrem às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30.

A transmissão é pelo canal da Cátedra no YouTube. Para participar, não é preciso se inscrever previamente e será concedido atestado de participação para cada minicurso. Basta que os interessados preencham um formulário enviado durante a transmissão.

Leia aqui o guia de orientações sobre como receber o certificado de participação referente a cada formação.

Os minicursos são independentes, cabendo ao interessado escolher qual, ou quais, deseja assistir.

Confira aqui a programação de outubro.

 

4 de outubro: Mulheres de 1922: “o Antes, o Agora e o Depois” - Ana Paula Magalhães e Marina Costin Fuser
Ementa:
Na efeméride dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, aproveitamos para retomar debates em torno da agência feminina nas transformações sociais ao redor da década de 1920. Trata-se de um movimento que não descreve uma trajetória linear, e tem suas raízes profundas na ação de mulheres do século XIX, bem como implicações para as gerações sucedâneas. Figuras tais como Anita, Tarsila, Antonieta, Georgina, entre outras, são mulheres ligadas pelos fios invisíveis da tradição e da inovação, e atravessadas por uma cultura de resistência criativa, que aqui procuramos recuperar.
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=m-j29pJ-aUo 

6 de outubro: O centenário da Independência e suas Repercussões na Educação Pública  - Carlota Boto e Diana Vidal
Ementa:
O minicurso abordará as comemorações do centenário da independência em 1922, a partir de dois eixos principais: a exposição internacional de 1922, o inquérito de 1926 e o centenário da lei de 1827: o contexto dos anos 1920; e o Manifesto dos Pioneiros, a fundação da USP e a constituinte de 1934.
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=-8gseaL1t_U

11 de outubro: Biologia do Conhecer, do Aprender e do Educar  - Jorge Mpodozis
Ementa:
Receberemos nesse minicurso o professor da Universidade do Chile Jorge Mpodozis Marin, PhD em fisiologia e neurobiologia, referência mundial na Biologia do Conhecer, com importantes trabalhos desenvolvidos nesse caminho explicativo, muitos em parceria com o notável biólogo chileno Humberto Maturana. A Biologia do Conhecer aborda de maneira transformadora o processo de aprendizagem, oferecendo contribuições de elevado impacto para as experiências educacionais. Como aprendemos e conhecemos? Portanto, como educar? Como refletir sobre estes desafios com base na Biologia do Conhecer? Uma revolução radical no pensamento sobre a educação a partir da neurobiologia.
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=kuBvlu2-c04 

13 de outubro: Verticalização do Itinerário Formativo da Qualificação para o Trabalho. Que Educação Valoriza o Trabalho? - Paulo Wollinger e  Almério Melquíades
Ementa:
Este minicurso pretende estender a compreensão sobre a verticalização do itinerário formativo para possibilitar contínuo e articulado aproveitamento de estudos e de experiências profissionais para fins de certificação. Quem de fato oferece e quem deveria oferecer? Seria a verticalização uma camisa de força no processo de profissionalização?
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Q6nBaMSnrrU 

18 de outubro: O uso da Pesquisa para o Aprimoramento das Políticas Educacionais e Práticas de Aprendizagem da Linguagem - Alexsandro Santos e Beatriz Cardoso
Ementa:
Neste minicurso, nossa proposta é discutir a relação entre a produção acadêmica/pesquisa científica, o processo de formulação e implementação de políticas educacionais e as práticas escolares; a partir do tensionamento e do compromisso em "desmistificar” os usos restritos e/ou por vezes ideológicos do conceito de “evidências”, nas bases em que vem sendo apropriado pelo campo da educação. Trataremos dos encontros e desencontros dos professores com a pesquisa.

Apresentaremos uma “fotografia” extraída da análise de um questionário aplicado em uma amostra de professores de rede pública. Para em seguida problematizar e explorar caminhos que dialoguem com abordagens mais sistêmicas e colaborativas, com o intuito de mobilizar a reflexão e apresentar alguns caminhos que vêm sendo trilhados na perspectiva da integração mais dialógica e crítica entre a produção de conhecimento nas pesquisas e as demandas e perguntas que as políticas educacionais e as prática pedagógica propõem.

- Como produzir iniciativas de pesquisa enraizadas nos desafios da prática cotidiana de gestores públicos de educação e de profissionais que atuam nas escolas?
- Como transformar as descobertas acadêmicas em ferramentas úteis para o aprimoramento das práticas?
- Como promover um trabalho que se beneficie das mediações e da colaboração entre pesquisa acadêmica e práticas cotidianas das escolas?
- Como aprender com a implementação na ponta e a partir dessa aprendizagem identificar regularidades e construir metodologias flexíveis, mas que respondam a problemas que são gerais e estão presentes nos sistemas de educação?

Para avançar nesta problematização, convidamos os participantes a refletir sobre:
(1) como os desafios vividos no cotidiano das escolas e redes de ensino podem ser transformados em questões de investigação
(2) como os saberes produzidos pelos sujeitos da ação educativa na escola, no processo de implementação de políticas educacionais, podem ser reconhecidos e mobilizados na construção de inovação educacional?
(3) como avançamos em modelagens mais democráticas, inclusivas e dialógicas de formulação e implementação de políticas educacionais, apoiados na potência da pesquisa colaborativa com professores e redes de ensino?

Colocaremos para análise o processo de criação de 2 metodologias desenvolvidas ao longo de vários anos pelo Laboratório de Educação: 

- Aprender a Estudar
- Aprender Linguagem 

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Rh4Rb24k3mk

20 de outubro: Frankenstein: Religando e Produzindo Saberes e Tecnologias no Encontro entre as Ciências da Natureza e Cultura -  Jorge Ferreira Franco, Leandro Gaffo e Marina Costin Fuser
Ementa:
A proposta deste mini-curso é baseado na filosofia especulativa de Donna Haraway, Gregory Bateson e outros autores que desafiam o binômio natureza-cultura. Temos como mote a Criatura do Frankenstein, o cientista obstinado, que vai se deslumbrando pela possibilidade de brincar de Deus através da experimentação científica que apita sobre a vida e a morte, e aos poucos vai se desligando dos vínculos humanos, transformando-se num monstro frio e calculista, que abandona sua cria à própria sorte. Aqui entra em jogo a filosofia especulativa sobre a vida face às novas tecnologias, e toda uma problemática ético-política sobre esse lugar do cientista que flerta com a possibilidade de tornar-se "Homo-Deus", como sugere o historiador Yuval Noah Harari, mas já está em Nietzsche, quando declara que Deus estaria morto, posto que o teriam substituído pela soberba da ciência. O intuito aqui não é matar Deus mais uma vez, mas dar ao Frankenstein possibilidades de existência com base em novas conexões entre o humano e o tecnológico, entre a natureza e a cultura, entre o Antropocentrismo e a coexistência em chave múltipla. 

Partimos de especulações filosóficas entre a literatura de Mary Shelley com o clássico Frankenstein para pensar os medos e as fantasmagorias em torno da tecnologia na educação, passando pelas confabulações ciborgues de Donna Haraway para se chegar a discussões sobre a inteligência artificial, a revolução 4.0 e as possibilidades de se juntar natureza e cultura, arte e tecnologia, criatividade e ciência no espaço escolar, com particular atenção ao período remoto de ensino, quando a escola entrou dentro de casa através de dispositivos tecnológicos. Começaremos com uma introdução à Frankenstein por Leandro Gaffo, passando pelos ciborgues e a inteligência artificial com Marina Costin Fuser e chegando na sala de aula com uma discussão sobre a tecnologia e a educação com Jorge Whitaker. Convidamos os educadores a pensar as tecnologias atravessando os medos e as incertezas que elas suscitam, inclusive num período para o qual a comunidade escolar não havia se preparado, com a pandemia SARS COVID-19.
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Q4cHaVV8k-w 

27 de outubro:  Inovação Tecnológica e Metodologias Ativas na Educação do Campo  -  Claudia Passador, Cristina Carvalho, Juliana Menezes e Sônia Jaconi
Ementa:
O objetivo do minicurso é discutir inovação tecnológica através das metodologias ativas utilizadas na educação do campo, caracterizando o protagonismo dos povos do campo, da inclusão de seus modos de viver, ecologia de saberes, tecnologias e o mundo do trabalho, identificando os atores envolvidos, os processos de colaboração estabelecidos e a pedagogia de alternância.
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=tL33yOQ5Ico 

 

Fonte: Undime com informações da Cátedra de Educação Básica da USP
Data de atualização: 17/10/2022


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