Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Fórum Ordinário da Undime Bahia reuniu 900 participantes na capital

Todas as notícias Categorias

05/04/2023Undime

Fórum Ordinário da Undime Bahia reuniu 900 participantes na capital

Evento aconteceu de 3 a 5 de abril

 

 

Começou no dia 3 e foi até o dia 5 de abril o XX Fórum Ordinário da Undime Bahia. O evento contou com 900 participantes, de 360 municípios dos 417 do estado, e teve como tema “Olhares sob o fazer da gestão educacional pública municipal para a garantia da equidade e qualidade da aprendizagem - gestão educacional municipal no contexto inclusivo: protagonismo e inovação”. O vice-presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Ibaretama/CE, marcou presença na abertura do Fórum.

Entre outras autoridades, também participaram da cerimônia de abertura a secretária de Educação do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro, representando o governador do Estado da Bahia Jerônimo Rodrigues Souza; a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA); e a coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme/BA), Gilvânia Nascimento. O anfitrião, presidente da Undime/BA e Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA, Anderson Santos, foi o encarregado de recepcionar todos. 

O evento aconteceu em Salvador e contou com área de exposições, mesas de debates e apresentação de ações exitosas dos municípios, além da eleição da nova diretoria da Undime/BA para o biênio 2023-2025.

No decorrer dos três dias de Fórum a programação contemplou assuntos como educação socioemocional; financiamento da Educação pública; currículo, avaliação externa e a gestão escolar com uma reflexão sobre o uso dos indicadores educacionais de melhorias dos resultados da aprendizagem e monitoramento dos avanços e retrocessos das desigualdades educacionais; oferta da educação antirracista, especial e inclusiva a partir da aprendizagem como direito em um ambiente com diversidade e diferenças; sistema único e integrado de execução orçamentária, administrativa financeira e controle; e a Undime/BA e os parceiros institucionais em prol da qualidade e da equidade na Educação pública.

O vice-presidente nacional da Undime falou, na manhã da terça-feira, 4 de abril, na mesa sobre o novo Fundeb e o processo de monitoramento e avaliação dos indicadores educacionais na gestão da rede municipal (VAAR, VAAF e VAAT). Alessio apresentou uma contextualização sobre o novo Fundeb, a partir do marco legal e mostrou o tamanho da responsabilidade das redes municipais de educação na Bahia. De acordo com Censo Escolar de 2022, 62,6% das matrículas na educação básica da Bahia são de responsabilidade das redes municipais, enquanto o Estado fica com 20,9%, a rede Federal 0,6% e a rede privada 15,9%.

Além do vice-presidente nacional da Undime, participaram do evento o presidente da Undime Região Nordeste, Carlos Rubens Araújo, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Dois Riachos/AL; os presidentes das seccionais Mato Grosso, Silvio Fidélis, DME de Várzea Grande/MT; Ceará, Luiza Aurélia Teixeira, DME de Crateús/CE; Rio Grande do Norte, Joária de Araújo Vieira, DME de Rio do Fogo/RN; Piauí, Erica Melo, DME de Domingos Mourão/PI; Maranhão, Marcony Pinheiro, DME de Poção de Pedras/MA; e Pernambuco, Natanael da Silva, DME de Belém de Maria/PE. A coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista também participou do Fórum.

Nova diretoria

O Dirigente Municipal de Educação Aratuípe/BA, Anderson Santos, foi reeleito presidente da Undime/BA para a gestão 2023-2025. A vice-presidência ficou com Adoniran Leite, dirigente de Xique-Xique/BA. A eleição aconteceu no fim da tarde da terça-feira (4).

Na ocasião foram eleitos e empossados também os dirigentes que vão compor a diretoria executiva neste biênio, os conselheiros que vão integrar o Conselho Nacional de Representantes e os delegados que compõem o colégio eleitoral nacional.

"Os Fóruns Estaduais da Undime são especiais, sobretudo este ano, quando têm caráter ordinário, o que significa que são preparatórios para o Fórum Nacional que será em agosto, em Cuiabá, no Mato Grosso. É um momento de avaliar toda a trajetória de um mandato de dois anos e as grandes ações que foram desenvolvidas e planejar novas estratégias para enfrentar os desafios postos. Costumo dizer que a Undime será mais forte quanto maior for a participação de cada um de nós, dirigentes municipais de educação. Tenho a certeza de que vamos sair daqui muito mais informados e fortalecidos para que possamos melhorar a gestão em nossos municípios", declarou Alessio.

Fonte: Undime
Fotos: Undime/BA


Parceria institucional