Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fórum Extraordinário da Undime-PI reúne dirigentes e técnicos das Secretarias Municipais em Luís Correia-PI

Todas as notícias Categorias

05/05/2022 Undime PI

Fórum Extraordinário da Undime-PI reúne dirigentes e técnicos das Secretarias Municipais em Luís Correia-PI

Fórum Extraordinário da Undime-PI

Formação, troca de experiências e debates acerca da área educacional fazem parte da programação do Fórum Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), que teve início nesta quinta-feira (5), no Hotel Sesc Praia, em Luís Correia (PI). O evento conta com cerca de 300 inscritos, de 50 municípios dos estados do Piauí, Maranhão e Paraná. Em virtude da pandemia de Covid-19, estão sendo seguidos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades de Saúde do estado, como o uso de máscara e álcool em gel.

Compuseram a mesa de honra da solenidade de abertura, a presidente da Undime-PI e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Domingos Mourão, Érica Graziela Melo, a Vice-presidente da Undime-PI e DME de Francinópolis, Eliane Morais, o presidente da Undime-PE e DME de Belém de Maria (PE), Natanael Silva, além de prefeitos, DMEs de municípios piauienses e representantes de instituições parceiras, como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério Público do Piauí (MPPI).

Érica Graziela destaca que o Fórum é um momento importante para os DMEs aprenderem mais e esclarecerem dúvidas sobre diversos temas voltados à Educação. “Hoje nós estamos recebendo aqui mais de 50 municípios piauienses inclusive, municípios do Maranhão e de outros estados. É uma grande alegria, porque é a oportunidade de levar mais formações para os dirigentes com o objetivo de construir uma política pública voltada para a qualidade da educação nos municípios”, afirma.

Mesa de honra da solenidade de abertura

Já a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC/MPPI), Flávia Gomes, aponta que a realização do Fórum propicia a troca de experiências entre vários atores da área educacional. “Educação é algo que se realiza de forma compartilhada, com troca, com ensino e aprendizagem”, destaca, acrescentando a necessidade de encontros como este. “Quero ressaltar a potencialidade do evento, reafirmando esse retorno, essa confiança renovada na educação de nosso Estado".

O Fórum Extraordinário da Undime-PI é um evento destinado aos Dirigentes e aos técnicos das Secretarias Municipais de Educação e contou, em sua abertura, com a discussão sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE), em palestra do presidente da Undime-PE, Natanael Silva. O SNE é uma articulação das diferentes necessidades de ensino nos municípios, estados e na União. “Essa é a política de Educação mais em evidência e em discussão no momento”, destaca.

Natanael Silva, presidente da Undime-PE

A DME de São João da Fronteira, Luciana Lima, parabenizou a escolha dos assuntos que estão sendo tratados durante as atividades do evento. “São temas que, neste momento, nós, gestores, estamos precisando de um norte, principalmente este sobre o Sistema Nacional, além de outras temáticas que precisamos estar atualizados”, evidencia.

I Seminário de Educação Infantil da Undime Piauí

Neste ano, o Fórum Extraordinário Undime-PI trouxe uma novidade, o I Seminário de Educação Infantil. O evento paralelo às atividades do Fórum, tem como público-alvo gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores da Educação Infantil. Com a participação de diversos e especialistas no tema, o evento busca trazer reflexões e novidades para esta etapa da Educação Básica.


Parceria institucional