Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Webconferência Undime em Ação - na sua casa traz orientações sobre o retorno das aulas presenciais nas redes municipais de ensino do Piauí

Todas as notícias Categorias

05/08/2021 Undime PI

Webconferência Undime em Ação - na sua casa traz orientações sobre o retorno das aulas presenciais nas redes municipais de ensino do Piauí

Orientações sobre o retorno das aulas presenciais foi tema da Webconferência Undime em Ação - na sua casa realizada, nesta quarta-feira (4), pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI). O evento teve como palestrante a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), do Ministério Público do Piauí (MPPI), Flávia Gomes Cordeiro e foi mediado pela presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício.

Durante a webconferência, foram discutidas as instruções do Ministério Público para o planejamento do retorno das aulas e os métodos que podem ser tomados para garantir a segurança dos professores, estudantes e demais servidores no ambiente escolar.

A presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício, evidenciou a importância do retorno às aulas presenciais para a melhoria da aprendizagem dos alunos. “Nós vimos nos testes diagnósticos que a Undime orientou que os municípios aplicassem no primeiro semestre, um resultado negativo, com a defasagem na aprendizagem de nossos alunos”, acrescentou.

Ainda de acordo com a gestora, as redes municipais de ensino estão buscando meios e estratégias que tragam os alunos de volta às escolas com segurança. “Temos visto o esforço que os dirigentes municipais de educação têm feito para adquirir EPIs, melhorar a infraestrutura das escolas, fazendo as adequações necessárias para que a escola esteja apta para receber os nossos estudantes”, destacou.

Na oportunidade, Flávia Cordeiro, fez um resgate das ações do CAODEC, durante a pandemia, para garantir o acesso à educação dos alunos das redes de ensino do estado. A palestrante, também, apresentou as recomendações da Nota Técnica 02/2021 expedida pelo órgão e que trata sobre as orientações aos promotores de Justiça sobre a imediata retomada das atividades escolares presenciais nas redes de ensino.

O documento destaca que o retorno das aulas presenciais deve observar o cumprimento dos protocolos sanitários que estabelecem medidas de prevenção e controle da disseminação da Covid-19, principalmente referente à Educação.

“Retomada das atividades escolares presenciais com novos protocolos, de forma híbrida, numa nova dinâmica, que nós não conhecemos e ainda no período pandêmico, gera insegurança, mas neste momento ela se faz necessária'', evidenciou a coordenadora.

Ao final da palestra, os participantes puderam esclarecer dúvidas e questionamentos com a palestrante. Para assistir a webconferência na íntegra, clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=Y0Bj_WQySIM.


Parceria institucional