Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI promove formação para gestores sobre contratações públicas para a educação

Todas as notícias Categorias

08/03/2023 Undime PI

Undime-PI promove formação para gestores sobre contratações públicas para a educação

 

 

Nos dias 06 e 07 de março, a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) promoveu um curso sobre contratações para a educação. A formação, direcionada a gestores e profissionais da educação, foi ministrada pelo auditor do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) Gilson Soares e pelo assessor jurídico da Undime-PI, Hans Mendes.

A presidente da Undime-PI e DME de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, afirmou que o curso é mais uma das formas que a instituição busca para fortalecer as gestões municipais de educação. “Nosso objetivo é atender as demandas de nossos Dirigentes, buscando a excelência no trabalho por meio da transparência. O curso vai fortalecer as gestões municipais e colaborar com os profissionais que trabalham com contratações públicas”, destaca.

Na formação, foram tratados assuntos relacionados a licitações, contratações de serviços e pessoas e a gestão de recursos públicos. Os participantes também tiveram acesso a um material exclusivo disponibilizado pela Undime-PI. 

O Dirigente Municipal de Educação de Ipiranga do Piauí, Gilberto Vieira, esteve na formação e relata a relevância do curso para a compreensão da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que determina normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas. “O tema abordado no curso é muito importante para que nós possamos fazer as contratações dentro da legalidade. Com essa nova lei, são muitos os desafios e as adaptações que os municípios têm que fazer. Então, momentos como esse proporcionam mais facilidade e segurança para nós gestores” explica.  

Sobre o assunto, o auditor do TCE-PI Gilson Soares salienta que o planejamento é o principal meio para garantir resolutividade no processo de contratações. "O planejamento é a espinha dorsal de todo o processo licitatório e ganhou mais ênfase com a nova lei de licitações. Se houver um bom planejamento, as chances de sucesso na licitação e da execução contratual são maiores", afirma.


Parceria institucional