Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Escola dos Dirigentes Municipais: Undime-PI inicia última edição do curso que trata sobre o Novo Fundeb

Todas as notícias Categorias

08/10/2021 Undime PI

Escola dos Dirigentes Municipais: Undime-PI inicia última edição do curso que trata sobre o Novo Fundeb

Mesa de abertura do evento

Aconteceu, nesta quinta-feira (7), a abertura da última edição do Curso Intensivo sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Novo Fundeb) promovido pela Escola dos Dirigentes da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI). A capacitação, voltada aos dirigentes municipais de Educação, secretários de finanças, prefeitos e contadores, tem o objetivo de discutir as novas normas e diretrizes do fundo, instituídas pela Lei Nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020.

A mesa de abertura do evento foi composta pela dirigente municipal de Educação (DME) de Baixa Grande do Ribeiro e membro do Conselho Nacional de Representantes da Undime, Arlete Boson; a vereadora do município de Água Branca e ex-presidente da Undime-PI, Cleidimar Tavares; a dirigente municipal de Educação de Queimada Nova, Edileusa Amorim; e o assessor jurídico da Undime-PI e ministrante do curso, Hans Kelsen.

Participantes de diversos municípios do Piauí

Nesta última edição do curso, estão participando os municípios de Canavieira, Santo Antônio de Lisboa, Campo Largo, Cocal, Queimada Nova, Santa Cruz do Piauí, Paulistana, Agricolândia, Júlio Borges, Ribeiro Gonçalves, Marcos Parente, Porto Alegre e Campo Alegre do Fidalgo.

Em sua fala, a DME de Baixa Grande do Ribeiro, Arlete Boson, parabenizou a Undime-PI pelas ações em prol da Educação realizadas durante o período de pandemia. “Nesse período, percebemos que a Undime é realmente essencial para educação em nossos municípios”, acrescentou.

A vereadora Cleidimar Tavares enfatizou a importância do curso para os municípios. "Esse encontro é relevante para que a nós possamos sair com as nossas dúvidas sanadas a respeito do que nós podemos fazer agora com a lei do Novo Fundeb", disse.

“Este evento vai fortalecer bastante a nossa gestão, até porque quando se fala de Novo Fundeb temos muitas dúvidas e a Undime tem proporcionado essas formações para desenvolvermos um bom trabalho”, destacou Edileusa Amorim, DME de Queimada Nova.

Hans Kelsen, assessor jurídico da Undime-PI

Já Hans Kelsen, ministrante do curso, ressaltou os objetivos da formação. “O curso é muito importante para que o município possa tomar as suas decisões e de gestão, organizar a sua administração e ter uma boa qualidade de ensino”, frisou.

Além da Escola dos Dirigentes, a Undime-PI vêm realizando diversas ações voltadas ao fortalecimento da Secretarias Municipais de Educação. A Presidente da Undime-PI, Érica Graziela, aponta quais as demais ações promovidas pela entidade. "Temos visitado várias regionais do nosso estado, através do Undime em Ação, e levado muitas informações aos dirigentes, prefeitos e suas equipes técnicas, e, ainda temos muitas ações para realizar neste ano de 2021, como as caravanas e o nosso seminário", ressaltou.


Novo Fundeb

A nova legislação do Fundeb, aprovada em 2020, regulamenta os repasses de valores aos municípios para a manutenção das escolas e pagamentos de profissionais da Educação. Para a distribuição desses recursos, são observados o número de matrículas nas redes municipais nas diversas etapas de ensino da Educação Básica.


Parceria institucional