Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Diálogos pela Educação Municipal: evento da Undime-PI promove discussão de estratégias para uma educação mais eficiente e inclusiva

Todas as notícias Categorias

09/06/2022 Undime PI

Diálogos pela Educação Municipal: evento da Undime-PI promove discussão de estratégias para uma educação mais eficiente e inclusiva

Evento na APPM foi um sucessoDiálogos pela Educação Municipal

Nesta quinta-feira (9), aconteceu o primeiro dia de atividades do evento Diálogos pela Educação Municipal, realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI), na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O objetivo dos Diálogos é promover um debate sobre informações importantes para as gestões municipais.

O evento reuniu dirigentes municipais, técnicos das Secretarias Municipais de Educação, Coordenadores Operacionais da Busca Ativa Escolar e Coordenadores Pedagógicos. Fizeram parte da mesa de honra, a Promotora de Justiça Flávia Gomes; o Presidente da Associação Piauiense de Municípios, Paulo César Morais; o superintendente de Educação Básica da Secretaria de Educação do Piauí (SUEB/Seduc-PI), Carlos Alberto Pereira da Silva; e o Coordenador de Projetos da Undime Nacional, Vilmar Klemann.

Sobre o Busca Ativa Escolar, a presidente da Undime–PI e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Domingos Mourão, Erica Graziela Benício destacou: "Nós temos uma plataforma que nos auxilia, que nós precisamos conhecer, e não apenas conhecer e fazer a adesão, mas fazer a implementação de forma efetiva dessa ferramenta que é tão importante no monitoramento dos estudantes".

Presidente da Undime-PIA presidente da Undime-PI, Érica Graziela durante evento

A Dirigente Municipal de Educação de Baixa Grande de Ribeiro do Piauí, Arlete Bozon, destacou a importância do Busca Ativa Escolar na monitoração dos alunos que estão ausentes da escola. “Em Baixa Grande de Ribeiro do Piauí, temos conseguido, através do Busca Ativa, resgatar muitos alunos que estavam fora da escola e que nem sabíamos que estavam ausentes”, destacou.

“Nosso principal desafio aqui é trabalhar com os municípios sobre como implementar o Busca Ativa Escolar nos municípios, e, principalmente, focar nos pontos que mais desafiam a implementação dos municípios”, disse o Coordenador de Projetos da Undime Nacional, Vilmar Klemann, um dos palestrantes do evento. O Coordenador complementou: “Todos nós sabemos que não é uma tarefa fácil e que precisamos lançar mão da intersetorialidade e trabalhar saúde, educação e assistência social para dar conta desse desafio”.

Sobre o tema “O espaço da Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva”, a Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC/MPPI), Flávia Cordeiro, abordou a inclusão dos alunos no sistema de ensino. “É de fundamental importância que todos os profissionais de educação incentivem os alunos a construírem um ideal, que possam se desenvolver na educação e também; é preciso combater o bullying nas escolas e qualquer outro tipo de discriminação”, pontuou.

Participante do evento, Liana Carvalho, primeira advogada com deficiência visual do Piauí, falou sobre a educação inclusiva. A causídica descreveu os desafios que enfrentou durante os anos em que estava na faculdade: “Sempre sonhei ser advogada. Eu escolhi fazer tudo sozinha na faculdade, pois se tivesse acompanhamento de alguém da família, isso ia me afastar e me isolar, e eu, estando sozinha, poderia contar com a ajuda dos meus colegas, com o apoio deles. Tive muitas dificuldades com alguns professores da faculdade, mas superei todas elas”, relatou.

No turno da tarde, os Diálogos debateram os temas: Ensino Colaborativo para garantia da Inclusão Escolar: é possível e urgente; Adesão e efetiva implantação da estratégia Busca Ativa Escolar como mecanismo de enfrentamento à exclusão escolar - Nota Técnica 02/2021 - TCE/PI; Apresentação Técnico Pedagógica da Tecnologia Educacional Microkids; Educação Especial na perspectiva inclusiva no Estado do Piauí.

Confira a programação dessa sexta-feira (10):

8h30: A importância da educação em tempo integral na aprendizagem dos alunos.
Palestrante: Alberto Machado

10h30: A importância da educação em tempo integral para o incremento das receitas.
Palestrante: Hans Kelsen


Parceria institucional