Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Piauí no 16º Fórum Nacional dos DME

Todas as notícias Categorias

09/08/2017 Undime PI

Piauí no 16º Fórum Nacional dos DME

O Estado do Piauí participa do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação com uma das maiores representatividade já ocorrida em Fóruns, ao todo 54 municipios de nosso Estado estão representados no evento que iniciou hoje em Fortaleza. Ao todo delegações de 26 Estados estão no evento, o Piauí comparece ao evento também como uma das maiores delegações Estaduais, liderados pela Presidente Sidinei Lins, que enfatizou a importância do Fórum para  as politicas educacionais e o rumo a serem tomados na gestão educacional dos municipios.

A  Secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, evidenciou a importância dos estados e dos municípios como parceiros do MEC nas etapas de implementação e desenvolvimento de ações voltadas à Educação Básica. Destacou ainda que no seu entendimento a cooperação federativa é um dos assuntos primordiais: “Entendo que é um tema crucial para organizarmos e levarmos à frente”. Maria Helena reconheceu que muitas das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) que deveriam ter sido finalizadas em 2016 ainda estão em curso, mas destacou o fato de que quase todos os municípios já possuem seus planos municipais de educação. “Essa foi uma das metas que realmente avançou”, disse.

Compuseram a mesa o presidente da Undime e dirigente municipal de Alto Santo (CE) Alessio Costa Lima; a secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro; a governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela; o secretario de Estado de Educação do Ceará e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Ildivan Alencar; e a prefeita de Alto Santo e representante da Associação de Municípios do Ceará (Aprece), Iris Gadelha.


Parceria institucional