Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI realiza reunião com DMEs e trata sobre parcerias com a Seduc para a mediação tecnológica

Todas as notícias Categorias

10/03/2021 Undime PI

Undime-PI realiza reunião com DMEs e trata sobre parcerias com a Seduc para a mediação tecnológica

 

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) realizou, nesta quarta-feira (10), reunião com os dirigentes municipais de Educação para tratar sobre pautas relacionadas ao regime de colaboração Undime-PI e Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) para a mediação tecnológica. O evento, de forma virtual, contou com mais de 100 participantes de todas as regiões do Piauí.

Em sua fala, a presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziella Benício, iniciou a reunião saudando os participantes e destacou os objetivos da entidade. “A Undime é o nosso elo, pois é uma instituição que tem como objetivo nos orientar, mobilizar e articular. Precisamos estar em constante contato, mesmo que distantes agora neste período de pandemia, porque nós precisamos estar unidos para construirmos juntos uma educação pública com qualidade nos nossos municípios”, disse.

 

Érica Graziella Benício, presidente da Undime-PI

 

A gestora enfatizou, também, a importância de os municípios filiarem-se à Undime-PI. “Eu quero convidar todos os municípios aqui presentes ainda não conveniados à Undime a participarem dessa instituição que existe para apoiar os dirigentes municipais”.

Durante a reunião, representantes da Seduc apresentaram as funcionalidades do Canal Educação para os dirigentes municipais presentes na reunião. O Canal Educação é um programa da Seduc que visa levar educação de qualidade às mais longínquas comunidades do Piauí, por meio de transmissões via satélite.

Lourdes Lopes, superintendente de Ensino Superior da Seduc, ressalta os objetivos da mediação tecnológica. “O recurso da mediação tecnológica surgiu em 2012 com o intuito de estar utilizando essa ferramenta como complementar à nossa educação básica. Anteriormente nós só ofertávamos para o Ensino Médio e o nosso carro-chefe era o preparatório Enem, mas por conta da pandemia, nós fomos agregando aulas de outras modalidades”, destacou

De acordo com a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica/Canal Educação na Seduc, Viviane Carvalhedo, após a pandemia houve uma ampliação da oferta de aulas pelo canal Educação. Em parceria com a Undime-PI a ferramenta passou a disponibilizar aulas para alunos a partir do 6º ano.

A gerente da Unidade de Mediação Tecnológica/Canal Educação na SEDUC-PI, Rejane Palácio, apresentou para os dirigentes presentes na reunião o kit tecnológico do Canal. “O que a gente chama de kit são armários que contêm uma TV, em princípio de 50 polegadas, um computador com kit multimídia: câmera e microfone para poder receber as aulas”, destacou.

Na ocasião foi apresentado, também, aos gestores municipais o Programa Mais Aprendizagem que consiste em oficinas, realizadas pela Seduc, destinadas aos professores, que têm como objetivo fortalecer as habilidades e competências dos alunos. A coordenadora das formações, Márcia Damasceno, ressalta que o Programa a partir de 2020 passou a ser totalmente por meio de mediação tecnológica e que oferece oficinas sobre temas gerais como planejamento, avaliação, plano de aula, entre outros.

A reunião foi finalizada com a apresentação do Programa Volta ao Novo, que é uma parceria entre a Undime Nacional e o Instituto Ayrton Senna. O programa tem como objetivo desenvolver as competências socioemocionais de docentes no Piauí.

O professor José Nilton, um dos formadores do programa no estado, destacou o objetivo da iniciativa. “Esse programa propicia apoio e acolhimento aos professores do Brasil, no planejamento para a retomada das aulas, sejam elas remotas, híbridas ou presenciais, por meio de diálogos formativos e conteúdos vinculados ao desenvolvidos das competências socioemocionais”, afirmou.

Confira a reunião na íntegra clicando aqui.


Parceria institucional