Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Debate sobre perspectivas para educação pública em 2022 movimenta o 1º dia de Seminário de Educação Básica da Undime-PI

Todas as notícias Categorias

10/12/2021 Undime PI

Debate sobre perspectivas para educação pública em 2022 movimenta o 1º dia de Seminário de Educação Básica da Undime-PI

O primeiro dia do Seminário de Educação Básica da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), nesta quinta-feira (9), pautou diversos temas de interesse das Secretarias Municipais de Educação. Entre os temas, as novas perspectivas para educação pública em 2022, as competências socioemocionais na Educação, Regime de Colaboração e Conferências Municipais de Educação.

As atividades tiveram início, após a solenidade de abertura, com a mesa acerca das novas perspectivas para a educação em 2022, tendo como debatedores o Vice-presidente da Undime Nacional e dirigente municipal de Educação de Senador Canedo/GO, Marcelo Ferreira; e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC/MPPI), Flávia Cordeiro.

Segundo Marcelo Ferreira, as perspectivas para Educação são questionamentos surgidos antes mesmo da pandemia. "Antes mesmo da pandemia as escolas não eram atrativas, e o nosso desafio é pensar a escola que nós queremos de agora em diante" frisou.

Já Flávia Cordeiro destacou que a principal preocupação do MPPI é o retorno presencial as escolas, uma vez que poucos estudantes voltaram ao chão da escola com o ensino híbrido.

Eduardo Shinyashiki

A palestra “Competências socioemocionais na educação: a integração entre o sentir e o aprender”, ministrada pelo escritor Eduardo Shinyashiki, finalizou as atividades da manhã. Shinyashiki evidenciou as mudanças comportamentais e emocionais advindas com a pandemia de Covid-19.

À tarde, os participantes puderam saber mais sobre o Regime de Colaboração e Parceria Público Privado, com os debatedores: Antonio Silva coordenador dos Arranjos de Desenvolvimento Educacional; Beatriz Faia e Luciana Campos; da Associação Nova Escola; Luiza Aurélia Costa, Presidente da Undime-CE e dirigente municipal de Educação de Crateus; e Bruna Lopes - analista técnica do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI).


Os cantores Soraya Castello Branco e Flávio Moura encerraram o primeiro dia de evento, que continua nesta sexta-feira (10).

 

Estandes das instituições parceiras

Os participantes do Seminário de Educação Básica da Undime-PI contam com estandes de produtos e serviços das instituições parceiras do evento.


Parceria institucional