Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Em reunião de Diretoria, Undime-PI define agenda e eventos e debate temas relativos à educação pública

Todas as notícias Categorias

11/02/2021 Undime PI

Em reunião de Diretoria, Undime-PI define agenda e eventos e debate temas relativos à educação pública

Na manhã desta quinta-feira (11), a Diretoria Executiva da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) reuniu-se para tratar de temas referentes à entidade, definir uma agenda de eventos promovidos pela instituição, entre outros temas relativos à Educação Pública. A reunião contou com a participação do assessor jurídico da Undime-PI, Hans Kelsen; da coordenadora pedagógica do município de Castelo do Piauí, Francisca das Chagas Belo; e do coordenador Estadual do Currículo Piauí pela Undime-PI, Antônio Silva.

Em sua fala, a presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, ressaltou a importância das reuniões periódicas realizadas pela Diretoria da entidade. “Precisamos socializar essas demandas da Educação e discutí-las com os membros da Diretoria para levar informações mais consistentes para os secretários municipais de Educação”, destacou.

A gestora evidenciou, ainda, que a entidade realizará diversos eventos neste primeiro semestre de 2021. “Serão eventos com temas que ajudarão a orientar os novos secretários municipais de Educação”, acrescentou.

 

O assessor jurídico da Undime-PI, Hans Kelsen, tratou, durante a reunião, de informações referentes ao novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Novo Fundeb). Kelsen destacou a necessidade dos municípios se adequarem quanto aos conselhos do Fundeb. “Os municípios não estão se mobilizando para resolver o problema dos conselhos do Fundeb. De acordo com a lei, o conselho do Fundeb atual só tem 90 dias de vigência, a partir da instituição do Fundo”, disse.

Na oportunidade, a professora Francisca da Chagas Belo, coordenadora pedagógica de Castelo do Piauí, apresentou o programa Volta ao Novo, que é uma parceria entre a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Instituto Ayrton Senna. Foi definido na reunião que será construído um cronograma referente ao programa que será apresentado posteriormente à Diretoria.

Ainda no encontro, o coordenador Estadual do Currículo Piauí pela Undime-PI, Antônio Silva, tratou sobre as formações do Currículo Piauí. “Nós vamos ter formação continuada para os municípios durante o ano todo, nós temos uma agenda de regime de colaboração entre a Seduc, MEC e municípios para que a gente possibilite essa formação”, destacou.

Durante a reunião, a Diretoria Executiva da Undime-PI definiu a realização de um evento presencial com os municípios adimplentes para tratar sobre o Novo Fundeb e do Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação (PAR). O evento está previsto para ser realizado no dia 02 de março.

Confira outros eventos definidos na reunião:

-Seminário On-line da Undime-PI: 24/02;
-Evento com os dirigentes municipais de Educação da Região de Valença: data a definir.


Parceria institucional