Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Notícias Undime > "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada"; "Escola em Tempo Integral" e "Lei de Licitações" norteiam as primeiras mesas do Fórum Regional Nordeste

Todas as notícias Categorias

11/03/2024Undime

"Compromisso Nacional Criança Alfabetizada"; "Escola em Tempo Integral" e "Lei de Licitações" norteiam as primeiras mesas do Fórum Regional Nordeste

Dirigentes Municipais de Educação, prefeitos e técnicos participam do evento

Após a cerimônia de abertura do Fórum Regional Nordeste, realizado nesta segunda-feira, 11 de março, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, em Aracaju, a plateia composta por Dirigentes Municipais de Educação, prefeitos, gestores e técnicos participaram da primeira mesa redonda com o tema “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Programa Escola em Tempo Integral”. A mesa foi protagonizada pela diretora de apoio à Gestão Educacional do Ministério da Educação (MEC), Anita Stefani, e mediada pela Dirigente Municipal de Educação de Crateús/ CE e vice-presidente da Undime/ CE, Luiza Aurélia Teixeira.

Anita classificou a participação do Ministério da Educação no Fórum como um espaço de integração e socialização das políticas públicas, pautada na visão estratégica que o país tem suas especificidades por região. “Estamos trazendo o olhar específico para o Nordeste, que nós desenhamos: da alfabetização, da escola em tempo integral, das escolas conectadas. Quanto mais nós conseguirmos regionalizar, melhor. Essa articulação que a Undime consegue fazer, traz o olhar específico de cada local”, avaliou.

Ao final da mesa, os participantes puderam tirar dúvidas sobre a temática. A mediadora Luiza Aurélia reforçou a importância de momentos como esse, em que o Ministério da Educação vai aos municípios para tirar dúvidas. “Momentos assim empoderam os Dirigentes de Educação e trazem pautas que são extremamente relevantes para os municípios e também acesso às pessoas que elaboram, que implementam e que monitoram as políticas pra que eles também possam sentir de perto ‘a dor e a delícia’ de ser municipalista”, explicou a vice-presidente da Undime/ CE.

Nova Lei de Licitações

Com os municípios preparados a operar corretamente os recursos financeiros, não apenas fortalece a governança nas instituições educacionais, mas também assegura que sejam direcionados de forma mais eficaz para o desenvolvimento e melhoria do ensino, impactando positivamente a qualidade da educação oferecida à população.

Com esse objetivo, “A Nova Lei de licitações (Lei 14.133/2021): o que o gestor precisa saber”,   foi assunto da conferência ainda no turno da manhã. Ministrada pela diretora de Relações Institucionais do Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA), Tatiana Camarão, e mediada pela professora Glauciane Veiga Wanderley, Dirigente Municipal de Educação de Atalaia/AL e vice-presidente da Undime/ AL.

A palestrante Tatiana Camarão destacou que trouxe ao Fórum informações direcionadas aos Dirigentes de Educação, a fim de que eles possam realizar processos licitatórios com mais agilidade, transparência e com maior qualidade na seleção de fornecedores e prestadores de serviços.Ela acredita que com os municípios preparados a operar corretamente os recursos financeiros, não apenas fortalece a governança nas instituições educacionais, mas também assegura que sejam direcionados de forma mais eficaz para o desenvolvimento e melhoria do ensino, impactando positivamente a qualidade da educação oferecida à população.

Já a mediadora Glauciane Veiga argumentou o quanto esses debates são importantes para os dirigentes. “A nova Lei busca ciência e transparência nos nossos processos e nós sabemos que é um desafio. E através do debate conseguimos ter noções administrativas e jurídicas”, avaliou.

 


Parceria institucional