Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Notícias Undime > Exposição e atendimento governamental atraem grande público no Fórum Regional Nordeste

Todas as notícias Categorias

12/03/2024Undime

Exposição e atendimento governamental atraem grande público no Fórum Regional Nordeste

Técnicos do Ministério da Educação e do FNDE participam do evento

O Fórum Regional Nordeste aberto nesta segunda-feira, 11 de março, em Aracaju/SE, e que reúne dirigentes municipais, gestores e prefeitos dos municípios nordestinos, continua nesta terça-feira, 12 de março, com uma vasta programação de oficinas, mesas redondas e exposições de móveis escolares, robótica, livros didáticos e paradidáticos, além de atividades promovidas por instituições parceiras e governamentais. 

São 17 estandes de empresas expositoras e dois de instituições parceiras da Undime, o UNICEF e a Fundação Santillana. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) traz ao evento o balcão de atendimento contando com informações sobre o PDDE, PAC Seleções Educação e informações sobre diagnóstico e planejamento. A diretora de apoio à Gestão Educacional da Educação Básica do MEC, Anita Stefani, classificou a participação do Ministério no Fórum como um momento de integração e socialização das políticas públicas, pautada na visão estratégica de que o país tem suas especificidades por região. 

“Estamos trazendo o olhar específico para o Nordeste, que nós desenhamos: da alfabetização, da escola em tempo integral, das escolas conectadas. Quanto mais nós conseguirmos regionalizar, melhor São mais de R$ 10 bilhões em investimentos, ou seja, mais creches, mais ônibus, mais investimentos para a Educação”, avaliou, Anita Stefani.

No estande do UNICEF, o foco são as estratégias “A Educação que Protege”, Busca Ativa Escolar" e informações sobre a rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente foram os mais procurados.

A Dirigente Municipal de Educação de Governador Nunes Freire, no Maranhão, Nildemar Mesquita, cidade que oferta 39 escolas municipais e mais de 7 mil alunos matriculados, disse que chegou ao Fórum com uma expectativa grande na elucidação de dúvidas sobre a Busca Ativa Escolar. “Aqui é um encontro para falar sobre o que a gente tem dúvida, o que aflige a gestão municipal. Saímos do Fórum com a esperança que podemos melhorar e construir uma educação com mais qualidade”, afirmou.

Assim como Nildemar Mesquita, a previsão é que até o final do Fórum Regional Nordeste cerca dos 900 inscritos no evento circulem por estandes e sejam atendidos no balcão de informações do MEC. Em cada espaço, uma novidade para atrair o grande público, como iniciativas inovadoras, um bate-papo adoçado com um cafezinho, espaços instagramáveis e distribuição de brindes pedagógicos. 

Oficinas temáticas

Paralelo à programação dos debates e mesas redondas, o MEC também realiza oficinas temáticas levando aos dirigentes municipais de educação informações sobre o Programa Escola em Tempo Integral, a Educação Infantil, os Anos Finais do Ensino Fundamental, o Programa Nacional do Livro Didático, a Educação Digital e em duas edições nos turnos da manhã e tarde o Fundeb e Condicionalidades do VAAR.

 


Parceria institucional