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14/08/2018 Undime PI

Mais alfabetização: mais de 50% dos alunos de escolas municipais do Piauí atingem nível máximo de aprendizagem

Os índices de aprendizagem dos alunos dos 1º e 2º ano do Ensino Fundamental nas redes municipais de ensino do Piauí superam 54% em português e chegam a quase 60% em matemática. Os números são oriundos das avaliações diagnósticas do Programa Mais Alfabetização (Promalfa) e foram apresentados nesta sexta-feira (10), durante o curso de formação promovido pela seccional piauiense da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI). O evento aconteceu no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina, e contou com participação de dirigentes municipais de educação e coordenadores municipais do Mais Alfabetização.

O programa foi lançado em janeiro de 2018 e é resultado de parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e as secretarias municipais e estaduais de educação, visando ao fortalecimento e à oferta de apoio às escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Dentre as iniciativas do programa com melhor aproveitamento das redes municipais de ensino do Piauí está a garantia do assistente de alfabetização ao professor em sala de aula em todas as turmas com mais de 10 alunos matriculados.

De acordo com a professora Ana Patrícia Barros, coordenadora do programa no âmbito da Undime-PI, a primeira avaliação diagnóstica do Promalfa aponta que 54% dos estudantes no Piauí tiraram a nota máxima, 3 (em uma escala de 1 a 3). Em matemática, o número chega a 60% de alunos no nível 3. “O objetivo deste treinamento foi o aprofundamento dos coordenadores municipais em relação ao Promalfa, tanto no desenvolvimento profissional quanto no aspecto pedagógico, das intervenções em sala de aula a partir dos resultados das avaliações diagnósticas”, declarou a professora, ressaltando que entre os dias 13 e 15 de agosto será aplicada a avaliação somativa.

Coordenadora do Mais Alfabetização na rede municipal de educação de Teresina, a professora Carmem Portela destaca a expectativa de que, com a realização do curso de capacitação, seja possível obter melhores resultados. “A adesão ao programa faz com que a gente possa fortalecer as nossas ações na área de alfabetização. Porém, como foi implementado este ano, ainda é preciso que alguns aspectos sejam ajustados. Nossa expectativa é de que possamos eximir as dúvidas e tirar o melhor do programa”, comentou.

Já Elma Macedo, coordenadora do Promalfa na rede municipal de ensino de Floriano, afirma que, mesmo com as dificuldades oriundas da recente implementação do programa, já é possível observar avanços nos resultados de sua rede. “Durante o monitoramento já conseguimos visualizar uma melhora de aproximadamente 50% em relação aos resultados do ano passado”, adiantou.

Para a vice-presidente da Undime-PI, professora Cleidimar Tavares, a alfabetização das crianças no tempo é primordial para que haja resultados exitosos em educação. “A Undime mantém uma preocupação constante com a oferta de educação pública de qualidade. Entendemos que alfabetizando os alunos na idade certa evitamos problemas futuros de aprendizagem. Por isso, promovemos esse curso, para que os coordenadores municipais do Mais Alfabetização possam se apropriar desse conhecimento e levá-lo aos professores e auxiliares de suas redes.

Alfabetização
Para ser considerado alfabetizado o estudante deve compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita; construir autonomia de leitura e se apropriar de estratégias de compreensão e de produção de textos. Já em matemática, deve aprender a raciocinar, representar, comunicar, argumentar, resolver problemas em diferentes contextos, utilizando conceitos, procedimentos e fatos matematicamente.


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