Você está aqui: Página Inicial > Notícias Undime > Notícia > Dia D da Busca Ativa Escolar é lançado, em Teresina

Todas as notícias Categorias

15/09/2022 Undime PI

Dia D da Busca Ativa Escolar é lançado, em Teresina

Em Teresina, foi lançado, nesta quarta-feira (14), o Dia D da Busca Ativa Escolar. Para o evento, foram convidados gestores de 162 escolas do Piauí e autoridades da área da educação com o objetivo de discutir a implementação de políticas públicas educacionais de prevenção e combate ao abandono e evasão escolar. A Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, participou da solenidade de abertura

Durante as apresentações, os palestrantes trataram de assuntos essenciais para o desempenho do Busca Ativa Escolar. Entre as temáticas debatidas, esteve a socialização de experiências exitosas, a promoção de intercâmbio entre escolas e redes, a divulgação para a comunidade das ações escolares e orientações sobre o uso da plataforma da Busca Ativa. 

Para a Presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício, o encontro foi essencial para a qualificação da educação pública no Piauí. "É um momento onde todo o nosso estado dar as mãos pela Busca Ativa de nossos alunos e pela garantia do acesso à educação de cada criança e adolescente", afirma. 

Érica também salientou a necessidade da utilização da ferramenta em todas as regiões do Piauí: "Nossa meta é que 100% dos municípios façam essa adesão, muitos estados chegaram a esse porcentual e acredito que o Piauí tem também potencial para garantir que cada um dos 224 municípios estejam ligados à plataforma", aponta.

Rui Aguiar, Chefe do Escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Piauí e Ceará, foi responsável por apresentar o levantamento da situação do estado quanto à evasão escolar. Ele falou ainda sobre a importância do Busca Ativa nesse cenário. O profissional enfatizou que, além da matrícula, o monitoramento é essencial para manter os jovens na escola. "Quando a gente fala de Busca Ativa, ela tem que ser trabalhada com a observação da permanência das crianças na escola. O fato não é só a matrícula, tem que ter a matrícula e o acompanhamento do aluno", argumenta. 

Já a Mobilizadora da Busca Ativa Escolar no Piauí, Carleidy Borges, finalizou a programação do evento com a discursão sobre as facilidades da plataforma para as gestões. "Nós temos esse fluxo de metodologia na Busca Ativa Escolar de forma gratuita que nos permite registrar e acompanhar esses casos", destaca.


Parceria institucional