Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Iniciativas de colaboração piauienses são selecionadas em Edital do Itaú Social

Todas as notícias Categorias

16/03/2021 Undime PI

Iniciativas de colaboração piauienses são selecionadas em Edital do Itaú Social

 

Duas iniciativas de colaboração educacional do Piauí foram selecionadas no Edital de Melhoria da Educação, do Itaú Social, para participarem do programa no ciclo 2021-2024. As iniciativas selecionadas são os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) do Grupo Educacional 4, formado pelos municípios de Santa Rosa, Cajazeiras, Arraial, Francisco Ayres e Regeneração; e do Grupo Educacional 5, formado pelos municípios de Tanque do Piauí, Várzea Grande, Francinópolis, Barra D'Alcântara e Elesbão Veloso.

O programa de Melhoria da Educação tem como objetivo fortalecer as Secretarias Municipais de Educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade a todos os estudantes. O edital recebeu inscrições em duas categorias: municipal e regional. Os selecionados para o programa receberão apoio técnico, por meio de processos formativos dos profissionais, com a implementação de tecnologias educacionais e metodologias que auxiliarão no enfrentamento dos problemas identificados pelo planejamento estratégico.

As iniciativas regionais ADEs são instrumentos de gestão pública para assegurar o direito à educação de qualidade em determinado território, bem como para contribuir na estruturação e aceleração de um Sistema Nacional de Educação (SNE). Segundo Antônio Silva, idealizador e coordenador dos ADEs dos Grupos Educacionais 4 e 5, “os arranjos foram criados para superar os desafios da educação, as dificuldades em comum, como alfabetização, fluxo escolar, proficiência e evolução nos indicadores educacionais como o IDEB”.

A dirigente municipal de Educação de Francinópolis e membro da Diretoria Executiva da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), Eliane Morais, destaca a importância da iniciativa para o seu município. “Essa grande parceria é fundamental para enfrentarmos os desafios da educação, cujo maior propósito é nos auxiliar na identificação das fragilidades que possam interferir na aprendizagem”, disse.

De acordo com a presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziella Benício, é importante a articulação regional entre os municípios. “Isso contribui para o desenvolvimento da Educação nas regiões e, consequentemente, do ensino das nossas crianças e adolescentes”, afirma.


Parceria institucional