Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Caravanas Undime em Ação movimentam educadores no Sul e Norte do Piauí

Todas as notícias Categorias

16/03/2023 Undime PI

Caravanas Undime em Ação movimentam educadores no Sul e Norte do Piauí

 

 

 

 

 

Com o objetivo de discutir avanços na educação pública municipal, as Caravanas Undime em Ação movimentaram educadores dos municípios de Picos, Floriano e Pedro II nos dias 09, 10 e 16 de março. O evento contou com o apoio Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Piauí que enviaram representantes para tratar sobre educação empreendedora e a importância da atuação do gestor no processo de ensino-aprendizagem. 

A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) e Dirigente Municipal de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, salienta que em 2023 o objetivo da Caravana Undime em Ação é fortalecer a educação dos municípios em conjunto com as gestões municipais de educação. “A educação dos nossos municípios é prioridade; o que nós buscamos é a promoção da qualidade social e investimentos na área. Nossa missão com as caravanas é proporcionar mais conhecimento para as gestões municipais de educação”, destaca. 

Nos municípios de Picos e Floriano, o vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (Undime-CE), Aurélio Marques, levou aos participantes a temática sobre educação em tempo integral e ressaltou a relevância de descentralizar as atividades das seccionais da Undime das capitais estaduais. “É uma atividade fantástica que merece louvor para Undime Piauí por trazer sua seccional até os municípios; é uma forma de descentralizar o trabalho da instituição. Nós, das outras seccionais, precisamos trabalhar esse exemplo e disseminar em todas as Undimes dos vinte sete estados do Brasil”, frisa.  

Em Pedro II, a DME do município, Helany Sousa, destaca o papel da Undime frente às gestões municipais. “Nós compreendemos que é com a Undime que aprendemos a fazer gestão municipal, por isso decidimos convidar a instituição para fazer a caravana em nosso município”, afirma. 

As oficinas sobre Gestão da Aprendizagem aconteceram em paralelo às programações das Caravanas e debateram com os profissionais de educação a gestão da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. *O formador Antônio Silva,* que coordenou uma das formações, explica sobre o assunto: “Na nossa oficina falamos dos processos educacionais, a contribuição de cada perfil na educação para a garantia de aprendizagem para os alunos na área de Língua Portuguesa. Discutimos o papel do prefeito, do secretário de educação e das equipes técnicas na gestão de aprendizagem de Língua portuguesa e como isso tem impacto no financiamento da educação”, finaliza.


Parceria institucional