Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime se reúne com o ministro da Educação, Camilo Santana

Todas as notícias Categorias

18/01/2023Undime

Undime se reúne com o ministro da Educação, Camilo Santana

Encontro aconteceu em Brasília, na sede do Ministério

 

 

A Undime se reuniu, na tarde desta terça-feira (17), com o ministro da Educação, Camilo Santana. O encontro aconteceu na sede do Ministério, em Brasília, e contou ainda com a participação da secretária executiva da pasta, Izolda Cela; a secretária de Educação Básica, Katia Schweickardt; o Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), Maurício Holanda; e a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba. Esse foi o primeiro encontro oficial desde que Camilo assumiu a pasta, no dia 2 de janeiro.

Na ocasião, os dirigentes apresentaram a Undime à nova equipe do MEC, reiteraram a disposição para contribuir com a construção de políticas e programas que tenham por objetivo a garantia do direito à educação a todas as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; e apresentaram os principais desafios para a educação pública.

Entre os desafios apontados estão a discussão e aprovação do Sistema Nacional de Educação, o cumprimento das metas e estratégias dos planos decenais de educação, a implementação do Novo Fundeb, a valorização dos profissionais da educação, com carreira e formação, a implementação dos currículos à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o combate à exclusão escolar e a busca ativa escolar.

"Falamos também de um ponto que para nós carece de muita atenção em virtude de todos os danos causados pela pandemia da covid-19, que é o foco em ações de recuperação e recomposição de aprendizagens bem como a realização de avaliações diagnósticas e o desenvolvimento de competências socioemocionais. Fizemos bastante coisa diante do cenário posto à época, mas mesmo assim nossos estudantes sofreram bastante nesse período e precisamos trabalhar para reduzir os prejuízos", lembrou o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP.

O vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, avaliou que o saldo do encontro foi positivo. "Foi muito bom termos essa primeira audiência com o ministro Camilo Santana e sua equipe. A Undime é estratégica quando falamos de políticas públicas voltadas aos municípios e nós nos colocamos à disposição para construir e colaborar junto ao MEC", disse o Dirigente Municipal de Educação de Ibaretma/CE.

"Sei da importância do regime de colaboração entre os entes federados para que as políticas públicas cheguem aos cidadãos e cidadãs. Seguimos pautando nossa atuação com base no diálogo para que a educação do País avance para todos", afirmou o ministro Camila Santana.

Pela Undime participaram o presidente, Luiz Miguel Garcia; e o vice-presidente, Alessio Costa Lima; além dos presidentes regionais - Carlos Rubens Araújo, Dirigente Municipal de Educação de Dois Riachos/AL (Nordeste); Francinete Fonseca, Dirigente Municipal de Educação de Piraquê/TO (Norte); Eduardo Ferreira da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Canarana/MT (Centro-Oeste); Osório de Souza, Dirigente Municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu/RJ (Sudeste); e Maristela Ferrari Guasselli, Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS (Sul). Também acompanharam a audiência a coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista, e a assessora de Políticas Públicas Educacionais da Undime, Vivian Ka.

Contribuições à equipe de transição

O presidente da Undime entregou em mãos ao ministro o documento da própria Undime com contribuições ao processo de transição do governo federal eleito, que foi oficialmente apresentado a integrantes do Grupo Técnico de Educação no âmbito do Gabinete de Transição Governamental, coordenado pelo ex-Ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, em novembro de 2022.

O material apresenta proposições a partir do diagnóstico das demandas prioritárias, elaborado pelo Colegiado Ampliado da Undime, grupo composto pela diretoria executiva nacional e os 27 presidentes estaduais. As contribuições foram organizadas em seis dimensões principais: Pacto Federativo, Ensino e aprendizagem, Oferta de matrículas, Valorização dos Profissionais da Educação, Gestão democrática e Financiamento da educação. Saiba mais aqui.

 

Fonte: Undime
Fotos: Luís Fortes/MEC


Parceria institucional