Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI e CEE-PI promovem curso sobre CMEs para gestores municipais

Todas as notícias Categorias

18/04/2022 Undime PI

Undime-PI e CEE-PI promovem curso sobre CMEs para gestores municipais

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) e o Conselho Estadual de Educação do Piauí (CEE-PI) realizaram, nesta segunda-feira (18), o primeiro Curso Gerenciamento e atuação dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs). O evento foi voltado aos Dirigentes Municipais de Educação, com o objetivo de capacitar os municípios em relação à atuação do CMEs nas gestões.

A Conselheira Estadual de Educação, Viviane Fernandes, proferiu a palestra sobre democracia participativa e controle social, onde instruiu os presentes quanto ao funcionamento dos CMEs. "O Conselho também é consultivo; ele vai ajudar a pensar a educação do município, soluções para evasão e a qualidade da educação nas regiões", exemplifica. Com o objetivo de auxiliar os municípios na administração, o CEE-PI também ofereceu no evento oficinas sobre a organização nas implementações dos Conselhos Municipais de Educação.

Acerca da finalidade do evento, a Presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício, destacou a importância da reunião no planejamento das gestões municipais de educação e na autonomia dos municípios. "Essa ação busca tanto ampliar a quantidade de municípios autônomos como também fortalecer os conselhos municipais que já existem", ressalta.

Remilda Alencar, Dirigente Municipal de Educação de Francisco Macedo, salienta a relevância das palestras para o início de gestão. “O Conselho Estadual nos assegura todas as documentações, onde nós temos também uma participação ativa. Então, o evento nos fortalece quanto ao conhecimento da gestão, principalmente agora que estamos iniciando uma nova administração”, relata.

O evento é uma iniciativa da Escola dos Dirigentes da Undime-PI, que vem promovendo oficinas, cursos e palestras visando a atender as necessidades dos gestores no âmbito da educação pública.


Parceria institucional