Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI realiza reunião técnica sobre o PAR e o Novo Fundeb

Todas as notícias Categorias

20/03/2021 Undime PI

Undime-PI realiza reunião técnica sobre o PAR e o Novo Fundeb

Com o intuito de discutir sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Novo Fundeb), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), realizou, na manhã desta sexta-feira (19), reunião técnica com os prefeitos e dirigentes municipais de Educação filiados à entidade.

A reunião contou com a presença de 122 participantes e teve como debatedores Eliane Silva, coordenadora de Programas Especiais e diretora de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); Alexsander Moreira, coordenador-geral de Apoio às Redes e Infraestrutura Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); e Leomir Ferreira, coordenador de Normatização e Apoio Técnico ao Fundeb e ao Salário-Educação do FNDE.

Iniciando o evento, a presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziella Benício, destacou os objetivos da reunião. “A nossa reunião tem por objetivo orientar e contribuir com os gestores municipais de Educação sobre dois importantes temas que impactam diretamente no desenvolvimento de ações para a melhoria da Educação dos nossos estudantes”, disse.

O presidente da APPM e prefeito de Francinópolis, Paulo César Morais, ressaltou a importância da reunião para os municípios. “Aqui é uma oportunidade única de esclarecermos várias dúvidas que possuímos, principalmente a agora através desse Novo Fundeb, que é uma novidade que vem nos trazendo várias dúvidas”, afirmou.

Sobre o PAR, Eliane Silva explicou aos participantes em que consiste a ferramenta. “O Plano de Ações Articuladas é uma ferramenta de planejamento multidimensional e plurianual da política de Educação que é disponibilizada aos entes com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da Educação Básica pública”, destacou.

Alexsander Moreira tratou sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). De acordo com Moreira, “a União organiza o sistema federal de ensino e dos territórios”. “Ela vai exercer, em matéria educacional, um caráter redistributivo e supletivo para garantir a equalização de oportunidades educacionais com um padrão mínimo de qualidade”, disse.

Na última palestra da manhã, Leomir Ferreira abordou aspectos técnicos e jurídicos em relação ao Novo Fundeb. “Do ponto de vista de arrecadação e de constituição do fundo é a partir de primeiro de janeiro que ele existe. Existe uma nova cesta com um novo propósito, com a agregação de novos propósitos e objetivos específicos, então não é o mesmo Fundeb”, evidenciou.

Durante a reunião, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas diretamente com os técnicos do FNDE e do MEC. Você pode assistir a reunião na íntegra em nosso canal do Youtube. Clique aqui!


Parceria institucional