Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI participa do VI Encontro Estadual de EJA-PI

Todas as notícias Categorias

20/05/2022 Undime PI

Undime-PI participa do VI Encontro Estadual de EJA-PI

Nesta quinta-feira (19) e hoje (20), acontece o VI Encontro Estadual de Educação de Jovens e Adultos do Piauí. O evento é on-line e tem o objetivo de refletir sobre os desafios para organização da luta em defesa da modalidade, além de ser preparatório para o XVII Encontro Nacional de Educação do Jovens e Adultos (Eneja), que acontecerá em Santa Catarina.

O Coordenador Fórum de Educação de Jovens e Adultos, Antonio Ferreira de Sousa Sobrinho, conduziu o espaço de discussão e destacou dificuldades e resistências do ensino de jovens e adultos. “A EJA é uma oportunidade que a gente tem para demonstrar essa defesa veemente da educação de jovens e adultos que tem sido tão maltratada. Temos que estar sempre defendendo a educação; vamos continuar lutando, mesmo com algumas dificuldades. Essa é uma luta de todos”, disse o coordenador.

A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), Érica Graziela Benício, participou do Encontro e expôs os desafios da EJA nos municípios: “Essa é uma oportunidade para pensarmos em ações conjuntas, para fortalecer a educação de jovens e adultos no nosso Estado. Sabemos que as dificuldades são muitas na EJA. Eu acredito que estamos desassistidos na educação de jovens e adultos e esse espaço é muito importante porque aqui há várias entidades, para que possamos pensar juntos, executar e expandir essa oferta de matrícula de jovens adultos”, destacou a Presidente da Undime-PI, comprometendo-se a ampliar essa discussão juntos aos Dirigentes Municipais de Educação.

“Nem todos os municípios piauienses ofertam, na rede municipal, a EJA. Acredito que nós podemos e devemos fazer mais por essa modalidade de ensino porque a quantidade de estudantes que ainda estão fora da escola nessa faixa etária é muito grande”, finalizou Érica Graziela Benício.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESSA SEXTA-FEIRA (20)

Encontro Estadual do Fórum Piauiense de EJA - Rumo ao XVII ENEJA 2022

2º dia- 17horas-Transmissão pelo Meet
MESA 1: EJA no Piauí; A classe trabalhadora que estuda; Dificuldades e resistência durante a pandemia e desafios e propostas para o período pós-pandemia; O que dizem os gestores públicos.
Mediação: Glória Moura (UFPI/PPGED).
Convidados:
Conceição de Maria Andrade Sousa e Silva (SEDUC-PI);
Francisco Rodrigues (SEMEC-Teresina);
Thathyany Miranda (SEMED-Altos);
Maria do Socorro Magalhães (Diretora SEDUC-PI).


MESA 2: Os sujeitos da educação de jovens e adultos e o mundo de trabalho
Mediação: Marlúcia Meneses (Campanha).
Convidados:
Djanara do Espírito Santos Lopes Cunha (Educadora-SEDUC-PI);
Virgínia Maria do Nascimento Castro (Educadora SEMEC);
Daniel Gomes Pereira (Educando-SEMEC);
Silvania Anjos da SIlva Pimentel (Pedagoga/ IFPI/CATZS);
Crislandia Altino Rocha (Estudante IFPI-CATZS);
Marília Gabriela Santos e Silva (Educanda-SEDUC-PI);
Rômulo Oliveira Lima (Educando SEDUC-PI);
Maria do Socorro Rego Lima (Professora SEMEC).


Parceria institucional