Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI promove webconferência sobre o encerramento do ano letivo de 2020

Todas as notícias Categorias

21/12/2020 Undime PI

Undime-PI promove webconferência sobre o encerramento do ano letivo de 2020

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) realizou, nesta segunda-feira (21), a última Webconferência Undime em Ação - na sua casa de 2020. O evento tratou sobre as normativas a serem seguidas para a finalização do ano letivo de 2020 e teve como público-alvo os dirigentes municipais de Educação e suas equipes técnicas.

A webconferência contou com a participação da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), professora Gilldete Milu da Silva; do vice-presidente do CEE, Antônio José Medeiros; da coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), professora Maria Antônia da Silva (Lilica); e com a mediação da presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, professora Érica Graziella Benício.

Em sua fala, a presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício, enfatizou a importância da avaliação diagnóstica em 2021. “Nós não podemos iniciar o ano letivo de 2021 sem primeiro fazer uma avaliação diagnóstica e pensar na retomada dos conteúdos de 2020, aquilo que o aluno não aprendeu, aquelas habilidades que ele não desenvolveu; o primeiro semestre de 2021 será para trabalhar tudo isso”, afirmou.

A presidente do CEE, Gilldete Milu, apresentou o tipo de avaliação que deve ser feita no encerramento do ano letivo de 2020. “Neste momento, nós, educadores, sempre lutamos e a LDB trouxe para nós que o qualitativo deve preponderar sobre o quantitativo, então, neste ano atípico é o momento de se fazer valer a questão do qualitativo, não é aprovar por aprovar”, destacou.

Durante o evento, o professor Antônio José Medeiros ressaltou qual a atuação dos conselhos de Educação. “Os conselhos municipais e o Conselho Estadual têm um papel muito importante, justamente porque é quem vai ter a autoridade moral e, em certo nível, até legal de garantir a continuidade das orientações”, disse.

A coordenadora da Uncme, professora Lilica, pontuou as deliberações da Lei Nº 14.040/2020. “Quando as coisas foram se complicando, aquele decreto teve que ser transformado em lei, então veio a Lei 14.040. Essa Lei trouxe a possibilidade do contínuo letivo, inclusive dizendo que poderia ser feito dois anos em um”, frisou.

Após as discussões, os debatedores responderam as dúvidas dos participantes feitas pelo chat. Você pode assistir a webconferência na íntegra em nosso canal do Youtube no link: www.youtube.com/channel/UCCtKvAyC7FiPEOvS1EQWnVQ


Parceria institucional