Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime na Mídia > XVI Fórum da Undime-PI reúne mais de 250 pessoas em Teresina

Todas as notícias Categorias

22/05/2023 Undime PI

XVI Fórum da Undime-PI reúne mais de 250 pessoas em Teresina

 

Em Teresina, no Hotel Blue Tree, prefeitos, Dirigentes Municipais de Educação, presidentes das seccionais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e profissionais de educação participaram da abertura do XVI Fórum Ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI).

Entre as autoridades presentes na mesa de honra, estiveram a presidente da Undime Piauí, Érica Graziela Benício e a vice-presidente, Eliane Morais; o Secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira; a Secretária Executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela; o auditor fiscal do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Gilson Soares e o presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva.

Durante o evento, a presidente da Undime-PI e Dirigente Municipal de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, comentou a relevância da presença dos municípios no evento e o papel da entidade na busca por uma educação pública de qualidade. “A presença de vocês representa a força dos nossos municípios na busca por qualidade na educação pública. É uma grande alegria poder promover, enquanto instituição, um evento desse porte e com uma programação tão rica”, afirma.


Em sua fala, o Secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, parabenizou a Undime e enfatizou a necessidade de trabalhar com uma educação equalitária. “Quero parabenizar a Undime por esse evento grandioso. Que possamos fortalecer a presença equitativa dos jovens nas nossas escolas”, ressalta.

Izolda Cela, Secretária Executiva do MEC, representou o Governo Federal e pontuou as pautas prioritárias da atual gestão na educação pública, como o ensino em tempo integral. “Essa é uma das políticas de cooperação que nós, do Ministério da Educação, começaremos as tratativas para as regras e a parceria com estados e municípios, tendo um leque de abertura para o plano das redes”, explica.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo vice-presidente da Undime Nacional, professor Alessio Costa Lima. O gestor tratou do tema “Financiamento da Educação Pública: O Novo Fundeb e o processo de monitoramento e avaliação dos indicadores educacionais na Gestão da Rede Municipal (VAAR, VAAF e VAAT)” e reforçou a relevância da temática para as gestões municipais. “É importante o gestor se apropriar sobre como são calculados os indicadores e, mais que isso, saber trabalhar com a equipe da escola de seu município”, frisa.

Presente no evento, a DME do município de Porto, Ivanete Rocha, salientou que o Fórum é uma oportunidade de desenvolver as ações na educação pública dos municípios. “É motivo de orgulho para a educação dos municípios o XVI Fórum da Undime. Poder contar com a Undime, esta instituição que une os gestores e hoje traz temas tão essenciais no dia-a-dia para o processo de aprendizagem de nossos alunos”, destaca.

Sobre o evento

Com o tema “Construindo a Gestão para a Educação Municipal que Garanta Equidade, Qualidade e Formação Cidadã”, a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), realiza o XVI Fórum Ordinário da Undime Piauí. O evento tem como finalidade qualificar os profissionais de educação e fortalecer as gestões municipais.

Na programação, palestras sobre Financiamento da Educação Pública, Avaliação da Aprendizagem e Política Pedagógica da Gestão Escolar, Plano de Ações Articuladas, Alfabetização e Letramento de Crianças com Deficiência Intelectual, Os desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental.


Parceria institucional