Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Palestras sobre leitura infantil e valorização do professor encerram as atividades do Encontro Undime/Salipi 2023

Todas as notícias Categorias

22/08/2023 Undime PI

Palestras sobre leitura infantil e valorização do professor encerram as atividades do Encontro Undime/Salipi 2023

Temáticas relacionadas à leitura na infância e à valorização do professor em sala de aula encerraram as atividades do Encontro Undime/Salipi 2023, nesta quinta-feira (17), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com a presença de mais de 150 educadores de várias regiões do Piauí, as palestras do último dia do evento foram conduzidas por mestres e especialistas em educação.

O ciclo de apresentações foi iniciado pelo professor e especialista matemática Neto Ceará, que tratou sobre a atuação dos professores em sala de aula e a valorização dos profissionais. “Abordamos temas focais que trabalham a realidade do professor em sala de aula. Tivemos um público envolvido com o tema e buscando a melhoria do ensino em sua cidade”, apontou.

Pimenteiras do Piauí estava entre os municípios que acompanharam as formações nos dois dias do evento. Para a Dirigente Municipal de Educação (DME) Ana Cleide Loiola, a discussão referente à valorização do professor é indispensável nas redes públicas de ensino. “É importante que a gente leve essas informações aos nossos municípios para que os professores se sintam mais capacitados, tenham mais dignidade e sejam mais valorizados”, declarou.

Já a palestra “Hiperfoco na Leitura ou Leitura Precoce: Duas Faces de Uma moeda” abordou a leitura precoce na primeira infância como um sintoma psiquiátrico no qual necessita de atenção por parte da família e educadores. “Tratei do assunto relacionado à leitura precoce como sintoma o psiquiátrico e habilidade humana que se dá na educação infantil nas crianças ainda muito novas antes da alfabetização”, destacou a palestrante do tema e doutora em educação Cristina Delou.

 

A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) e DME de Francinópolis, Eliane Morais, agradeceu a presença dos municípios nessa edição do Encontro Undime no Salipi. “Foram dois dias de palestras, troca de experiência e interação para os municípios que estiveram presentes. Em nome da Undime Piauí, agradeço a cada gestor que veio, participou e trouxe suas equipes de educação”, finaliza.


Parceria institucional