Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI realiza solenidade de entrega de versão impressa do Currículo do Piauí

Todas as notícias Categorias

22/12/2020 Undime PI

Undime-PI realiza solenidade de entrega de versão impressa do Currículo do Piauí

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) realizou, na manhã desta terça-feira (22), a solenidade de entrega dos exemplares impressos do Currículo do Piauí para os municípios de Fronteiras, Marcolândia, Domingos Mourão, Francinópolis, Pau D’Arco, Baixa Grande do Ribeiro, Lagoinha do Piauí, Tanque do Piauí e Valença, que representaram os demais municípios do estado. O evento foi realizado no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

O Currículo do Piauí é o resultado do trabalho de profissionais da Educação, em regime de colaboração, em todo o território piauiense. O documento foi construído a partir de estudos para o entendimento da proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e para a inclusão e equilíbrio junto ao histórico curricular local, às pluralidades e às diversidades dos vários documentos existentes, incluindo os currículos dos municípios.

Compuseram a mesa de honra da solenidade: a presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício; o coordenador Estadual do ProBNCC pela Undime-PI, Antônio de Sousa Silva; a coordenadora do ProBNCC dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretária Estadual de Educação (Seduc), Marília Aragão; e o diretor de inovação da Fapepi, Ciro Gonçalves e Sá.

Durante o evento, a presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício, explicou a função do currículo. “O currículo é o caminho que o aluno deve percorrer durante a sua vida na escola, nele estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo de sua vida escolar. Embora tenha sido construído a partir da BNCC, o nosso currículo não é algo estático, ele é dinâmico, é vivo e coerente com a realidade do nosso estado”, disse.

A gestora evidenciou, ainda, os atores que contribuíram para a construção do documento no Piauí. “É importante destacar a participação dos dirigentes municipais, técnicos das secretarias, gestores escolares, professores e estudantes que participaram desse processo de construção do currículo através de consultas públicas, formações e eventos.”

No Piauí, já foram homologadas 186 redes municipais de Educação e serão mais de 400.000 estudantes contemplados com as diretrizes do documento. De acordo com o coordenador Antônio Silva, “Sete municípios tiveram a sua construção própria de currículo e outros 179 aderiram e optaram por, nesse momento, homologar o currículo do Estado do Piauí. Chegando ao percentual de 82% que nos coloca à frente do Nordeste e do Brasil também, mais uma vez o Piauí lidera essa corrida de homologação dentro do território nacional”.


Marília Aragão ressaltou, em sua fala, a distribuição do currículo no estado. “Cada professor da rede municipal que atua na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e da rede estadual vai receber um exemplar desse, essa é a proposta que foi feita com base no censo escolar de 2019”, afirmou.

“A gente sabe que o documento é tão vivo que tem uma validade, com 5 anos vai ter adequações, então é para a gente usar mesmo em nossas semanas pedagógicas, fazer o planejamento de aula, essa formação vai fortalecer aquilo que os nossos professores já dominam”, finalizou a coordenadora.


Parceria institucional