Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Prioridades, defesas e ações da Undime para 2023 são apresentadas na reunião do Colegiado Ampliado

Todas as notícias Categorias

25/01/2023Undime

Prioridades, defesas e ações da Undime para 2023 são apresentadas na reunião do Colegiado Ampliado

Encontro aconteceu em Brasília, nos dias 23 e 24 de janeiro

 

Na reunião do Colegiado Ampliado da Undime, realizada nos dias 23 e 24 de janeiro, os dirigentes que compõem a diretoria executiva nacional e as presidências e vice-presidências das 26 seccionais e do Distrito Federal, analisaram e discutiram as prioridades, defesas e ações da instituição para 2023.

A partir de um documento que foi consolidado numa publicação disponível no portal da instituição, são destacadas as prioridades, defesas e ações previstas para este ano. O material contempla um descritivo sobre do trabalho que a Undime executa enquanto instituição de referência técnica e política na construção e proposição de políticas públicas de educação, seja por meio de intensa incidência política junto ao governo federal e ao Congresso Nacional ou de ações em parceria com instituições da sociedade civil.

Além disso, aborda o trabalho desenvolvido pela Undime na produção de conteúdos e orientações específicas direcionadas aos gestores e equipes técnicas das secretarias municipais de educação, bem como a realização de fóruns, eventos, seminários e formações com o objetivo de reunir dirigentes para alinhar e debater pautas da educação básica pública do país de maneira articulada para o cumprimento de sua missão, objetivos, princípios e diretrizes. 

Como desafios para a educação pública são elencados dez pontos: discussão e aprovação do Sistema Nacional de Educação; cumprimento das metas e estratégias dos planos decenais de Educação; implementação do Fundeb; valorização dos profissionais da Educação, com carreira e formação; implementação dos currículos à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); implementação efetiva da Lei 14.172/2021 (acesso à internet); combate à exclusão escolar/Busca Ativa Escolar; recuperação e recomposição da aprendizagem; realização de avaliações diagnósticas; e desenvolvimento das competências socioemocionais.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, afirma que o documento norteará as ações e posicionamentos da instituição em 2023 e que servirá de base para novos representantes. “Para a Undime, 2023 é ano de renovação, visto que teremos eleições para escolha das novas diretorias em âmbito estadual e nacional, que irão atuar no biênio 2023/2025. Por isso esse documento que apresentamos nesta reunião, a primeira do ano com o Colegiado Ampliado, se faz extremamente importante para orientar quem chegará em breve a fim de que possa conhecer e compreender nossas principais bandeiras de luta para esse ano”, explica.

Clique aqui e confira a publicação.

Fonte: Undime


Parceria institucional