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25/02/2021 Undime PI

Undime-PI promove Seminário Virtual para discussão de problemáticas atuais da educação pública

 

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) promoveu, nesta quarta-feira (24), o Seminário Virtual da Undime-PI, que teve como público-alvo dirigentes municipais e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação. O evento, transmitido pelo canal da instituição no Youtube, tratou sobre temáticas referentes ao ensino público nas redes municipais de Educação, como ensino híbrido, currículo Piauí, Busca Ativa Escolar, entre outras pautas.

Durante a manhã, a presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Benício, fez a abertura do evento dando boas-vindas aos novos dirigentes municipais e aos gestores que foram reconduzidos ao cargo em 2021. A gestora destacou, em sua fala inicial, a importância dos municípios filiarem-se à Undime. “Eu quero convidar os municípios que ainda não fizeram a sua filiação para que possam fazer parte deste time da Undime Piauí, onde nós sempre estamos buscando fortalecer e apoiar uns aos outros. Então, converse com o seu prefeito e faça a filiação do seu município”, ressaltou.

 

O Seminário prosseguiu com o tema “O currículo e a Formação Continuada”, com apresentação do coordenador Estadual do ProBNCC pela Undime-PI, Antônio Silva. O ministrante enfatizou o papel do Currículo Piauí em relação à Educação Pública no estado. “O documento foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Piauí em 2019 e homologado pelo Secretário de Estado da Educação e a partir de então o Piauí adquiriu uma referência curricular, onde a rede pública e privada Municipal, Estadual e Federal deveriam construir ou adotar esse referência curricular como sua referência”, frisou.

O evento contou, também, com a apresentação geral da plataforma Conviva Educação, pela representante nacional do Conviva Educação Mayra Polizel e pela articuladora do Conviva no Piauí, Carleidy Borges. O Conviva Educação é um ambiente virtual de apoio à Educação Municipal idealizado pela Undime Nacional em parceria com outros dez institutos e fundações da área da Educação.

 

A mesa remota “Orientações sobre os protocolos de retorno às aulas presenciais” contou com a participação de representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), do Ministério Público do Piauí (MP-PI), do Conselho Estadual de Educação do Piauí (CEE-PI) e da Diretoria Executiva da Undime-PI.

Na oportunidade, a conselheira do CEE-PI, Viviane Faria, destacou a importância dos municípios cumprirem as recomendações das normativas educacionais definidas durante a pandemia da Covid-19. “Pela Lei 14.040, que fez uma alteração na LDB, todos os municípios ficaram desobrigados de cumprir os 200 dias letivos, mas devem cumprir rigorosamente as 800 horas de carga-horária mínima do ano letivo de 2020”, disse.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), promotora de Justiça Flávia Gomes, enfatizou o papel do MP em relação ao retorno das aulas presenciais nos municípios. “Nós estamos constantemente estimulando o planejamento desse retorno, a construção de planos e realmente o olhar sobre a rede, sobre as possibilidades reais para que isso possa acontecer”, afirmou.

 

O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE-PI, Gilson Araújo, explicou quais as dimensões os municípios devem abordar em seu planejamento para o retorno das aulas presenciais. “Nós expedimos uma recomendação com diretrizes para essa volta às aulas. Nós elencamos quais as dimensões sanitárias, pedagógicas, socioemocionais, orçamentarias, administrativas e de combate ao abandono e evasão escolar”, afirmou.

A presidente da Undime-PI, Érica Benício, finalizou a mesa remota apresentando algumas ações que os dirigentes municipais de Educação podem tomar para o retorno das aulas presenciais. “É necessário planejar e entender o contexto em que a sua comunidade está localizada para que você possa pensar em como vai assegurar o direito à Educação respeitando a vida”, ressaltou.

Durante a tarde, o Seminário continuou com a palestra “Metodologias Ativas: da prática do ensino híbrido ao engajamento em sala de aula”, com o professor consultor em marketing Estratégico Sidney Martins. Martins destacou em sua palestra que “As metodologias ativas não precisam ser síncronas com a tecnologia e o uso do digital, ela pode ser síncrona ou assíncrona com o analógico”.

 

 

As representantes do (Unicef), Verônica Bezerra, Daniella Rocha e Socorro Araújo finalizaram a programação tratando sobre a Busca Ativa Escolar durante a pandemia da Covid-19.


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