Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI participa da solenidade de lançamento do PRO Alfabetização

Todas as notícias Categorias

25/05/2021 Undime PI

Undime-PI participa da solenidade de lançamento do PRO Alfabetização

A meta do programa é beneficiar 200 mil crianças no Piauí

 

 

A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) e dirigente municipal de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, participou, nesta segunda-feira (24), da solenidade de lançamento do programa PRO Alfabetização na Idade Certa. O evento foi uma promoção do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI).

O programa visa implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para a Alfabetização na Idade Certa, com investimentos na ordem de 75 milhões de reais, a iniciativa pretende apoiar os 224 municípios piauienses na busca pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino. A expectativa é beneficiar mais de 200 mil crianças nas escolas públicas de ensino fundamental.

Em sua fala, a presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício, destacou a importância da mobilização de diversas frentes em prol da alfabetização na idade certa no Piauí. "Este é um importante e histórico momento para a educação piauiense, com o lançamento de uma política pública estadual voltada para a alfabetização das nossas crianças. Os municípios piauienses há muito esperavam esse momento”, disse.

A gestora evidenciou, ainda, os esforços da entidade para adesão dos municípios ao programa. “A Undime realizou uma forte mobilização junto aos municípios para realizarem adesão ao programa. Acreditamos que, por meio do regime de colaboração, teremos resultados positivos no trabalho de construção de uma educação pública de qualidade", afirmou Érica Graziela.

Ellen Gera, secretário de estado da Educação, explicou a atuação do Estado com o programa. “Por meio de convênio com as prefeituras, a Secretaria Estadual de Educação vai fornecer, aos municípios, material complementar e de apoio pedagógico para a alfabetização. Vamos também levar programas como o Saepi, que permitirá às redes terem dados precisos e que se paute as atividades escolares”, destacou.

 

Durante o evento, foi assinado pelos presentes o termo de adesão definindo competências, responsabilidades e pactuando metas do PRO Alfabetização na Idade Certa. O governador do Piauí, Wellington Dias, ressaltou qual o objetivo da assinatura do documento. “Acompanhamos em tempo real a adesão dos municípios. Com o PRO Alfabetização na Idade Certa, o município entra com sua equipe realizando o trabalho que já vem sendo executado na esfera da cidade e o Estado entra como colaborador na perspectiva de garantir as condições para a formação continuada e ter um plano para que os 200 mil alunos tenham o completo domínio da leitura”, frisou.

Participaram, ainda, da solenidade: a vice-governadora, Regina Sousa; o secretário da Fazenda, Rafael Fonteles; a deputada federal, Rejane Dias; o presidente da Assembleia Legislativa Estadual, Themístocles Sampaio; o prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Wilney Rodrigues; e representantes da Fundação Lemann, do Instituto Natura e da Associação Bem Comum, que são entidades parceiras do programa.

Com informações da Ascom Seduc-PI.


Parceria institucional