Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI e Seduc-PI promovem Encontro do PRO Alfabetização na Idade Certa

Todas as notícias Categorias

25/06/2021 Undime PI

Undime-PI e Seduc-PI promovem Encontro do PRO Alfabetização na Idade Certa

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), realizou, nesta quinta-feira (24), encontro do PRO Alfabetização na Idade Certa com os Dirigentes Municipais de Educação (DMES). O evento teve como público-alvo gestores das Secretarias de Educação de municípios piauienses que fizeram a adesão ao programa e tratou sobre a temática “Planejamento estratégico com base em evidências: fortalecendo a atuação da liderança dos DMEs do Piauí”.

O programa PRO Alfabetização na Idade Certa visa à implementação, em regime de colaboração com os municípios, de uma política de Estado que assegure as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático.

A presidente da Undime-PI e dirigente Municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benicio, evidenciou que 70% dos municípios do Piauí possuem novos gestores municipais de Educação, o que amplia a importância do debate promovido. “Essa é uma temática essencial para nós que trabalhamos com gestão, porque precisamos saber onde queremos chegar e que ações vamos realizar em nossos municípios para garantir a aprendizagem de nossos alunos”, disse.

Já a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc-PI, Maria José Mendes, ressaltou que o aluno, mesmo estando matriculado na rede municipal, ainda é aluno do estado do Piauí, o que faz com que se torne necessário o fortalecimento da Educação no território. "Neste contexto de pandemia, ficou mais forte a questão do fortalecimento do trabalho em regime de colaboração, de deixarmos de pensar muito em caixinhas e começar a pensar em ações e estratégias com base em um olhar de território", complementou.

Na oportunidade, Gabriela Oliveira, coordenadora Estadual do PRO Alfabetização na Idade Certa, explicou as ações que estão sendo feitas pelo programa. “O programa já iniciou, há um mês tivemos o lançamento, e já iniciamos os trabalhos com a formação de professores para adequação curricular; tivemos formações para gestores das GRES e hoje estamos realizando a formação com DMEs”, destacou.

Durante a reunião, os DMEs puderam aprender mais sobre liderança e outros aspectos importantes para a atuação dos gestores nas redes municipais de Educação.


Parceria institucional