Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI cobra celeridade na vacinação dos profissionais da Educação durante Fórum promovido pela Seduc

Todas as notícias Categorias

26/05/2021 Undime PI

Undime-PI cobra celeridade na vacinação dos profissionais da Educação durante Fórum promovido pela Seduc

A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI) participou, nesta quarta-feira (26), do Fórum promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) para discutir a vacinação contra a Covid-19 de profissionais da Educação no Piauí. Durante o encontro, por videoconferência, a presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, defendeu a celeridade na vacinação dos profissionais da Educação para o retorno às aulas presenciais.

"A Undime defende que os profissionais da Educação sejam vacinados para que nós possamos ter um retorno de forma mais segura. As aulas devem retornar de forma presencial o mais rápido possível porque o prejuízo na aprendizagem dos nossos alunos está muito grande”, disse a presidente da Undime-PI, destacando que a entidade mobilizará os dirigentes municipais para a obtenção de dados concretos para a vacinação dos trabalhadores das redes municipais de ensino.

O superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Herlon Guimarães, evidenciou a importância de que seja observado o número de trabalhadores em educação para que se dê início a uma conversa com a Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), promotora de Justiça Flávia Cordeiro, lembrou que os profissionais da educação têm prioridade, assim como outras 27 categorias, dentro do Plano Nacional de Vacinação. “O que nós estamos discutindo aqui é porque outras categorias estão sendo priorizadas ao invés da educação”, complementou.

Proponente do Fórum, o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, apresentou os encaminhamentos do encontro: 1- definir quais grupos prioritários, por onde começar a vacinação; 2 - como chegar nos dados que a CIB vai precisar para fazer a distribuição por município.

Participaram ainda do encontro representantes do Instituto Federal do Piauí, das Universidades Federal e Estadual do Piauí e de Conselhos e Sindicatos da área da Educação.


Parceria institucional