Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Presidente da Undime-PI participa de webconferência sobre a aplicação da 2ª fase da OBMEP

Todas as notícias Categorias

26/09/2022 Undime PI

Presidente da Undime-PI participa de webconferência sobre a aplicação da 2ª fase da OBMEP

 

 

 

A Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) e Dirigente Municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, participou, nesta sexta-feira (23), como mediadora, de live transmitida no YouTube sobre a aplicação da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O intuito do evento foi trazer esclarecimentos acerca da avaliação e ressaltar a importância da participação dos alunos. 

 

A OBMEP é um projeto nacional voltado às escolas públicas e desenvolvido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Sua primeira edição ocorreu em 2005, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Ministério da Educação (MEC). Em 2017, escolas da rede privada também foram incluídas na competição, o que possibilitou a ampliação do programa no País. 

 

Na abertura, a Presidente da Undime-PI destacou a relevância da participação dos profissionais de educação na execução das provas. "O Piauí vem se destacando ao longo dos anos nos resultados da Olimpíada; esperamos continuar assim nesta décima sétima edição. A Undime Piauí quer apoiar os dirigentes, professores e coordenadores a colaborar com este trabalho", salienta.

 

Coordenador da OBMEP e professor universitário de Matemática Aplicada, Dr. Jefferson Cruz, que dirigia a formação, explicou o objetivo das provas, falou sobre o material didático, as fases de aplicação e a forma como elas são organizadas nos estados brasileiros. "A OBMEP é muito mais que uma Olimpíada, é um programa. Um programa que tem como objetivo incentivar o estudo e fazer com que crianças, jovens e adultos tenham a melhor formação em matemática possível", frisa.

 

Para finalizar as atividades, o palestrante tratou do Programa de Iniciação Científica da OBMEP (PIC), que visa despertar nos alunos o gosto pela matemática e ciência em geral.


Parceria institucional