Você está aqui: Página Inicial > Notícia > DMEs participam de formação sobre a Estrutura de Financiamento da Educação

Todas as notícias Categorias

29/09/2022 Undime PI

DMEs participam de formação sobre a Estrutura de Financiamento da Educação

 

Foi realizada, nesta quarta-feira (28), por meio de videochamada, uma formação para Dirigentes Municipais de Educação (DME) sobre a "Estrutura de Financiamento da Educação". O encontro, organizado pelo Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), com apoio da Parceria de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), reuniu mais de cinquenta gestores e autoridades da área.

Presente no evento, a Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI), Érica Graziela Benício, tratou da importância do tema nas secretarias de educação. "Precisamos nos apropriar e entender para que sejam criadas, em nossos municípios, políticas públicas que tenham resultados", afirma. 

A gestora também explicou que é essencial para as administrações municipais cumprirem os requisitos necessários para o aproveitamento dos meios de financiamento. "É preciso que o município busque resolver essas questões, é algo que deve ser acompanhado. O gestor deve ter a autonomia financeira em sua região e, para isso, é necessário que haja o esforço em preencher os requisitos solicitados", salienta.

De acordo com a Coordenadora do Programa de Alfabetização na Idade Certa, Gabriela Oliveira, a discussão referente à estrutura de financiamento da educação é um assunto que deve ser também compreendido pela população. "É um tema que interessa a toda a sociedade. Quando a gente fala de financiamento educacional, esperamos que as pessoas entendam e busquem seus gestores", explica.

José Arnaud, palestrante da oficina e doutor em política pública, apontou, no início de sua apresentação, que a educação deve ser assegurada pelo Estado e implantada de forma efetiva nos municípios. "O direito à educação é público e subjetivo. Então, nós, Dirigentes Municipais, devemos oferecer educação gratuita de qualidade a partir dos quatro anos de idade. Precisamos ter uma atenção especial à diversidade, reconhecer as dinâmicas e os passos de cada município e traçar estratégias a partir disso", finaliza.


Parceria institucional