Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI participa de III Seminário para Formação de Gestores Estaduais e Municipais sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola

Todas as notícias Categorias

30/05/2022 Undime PI

Undime-PI participa de III Seminário para Formação de Gestores Estaduais e Municipais sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola

Mesa de honra da cerimônia de abertura

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), representada pela Presidente e Dirigente Municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, participou do III Seminário para Formação de Gestores Estaduais e Municipais sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola, que foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), por meio da Gerência de Educação Especial (GEE) e Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc (UNEA), nesta segunda-feira (30). O objetivo do evento, que segue até o dia 1º de maio, é buscar um maior fortalecimento de ações públicas que visem beneficiar crianças e adolescentes com deficiência.

“A Undime-PI apoia ações que objetivem o fortalecimento da intersetorialidade. Acredito que a educação integral só vai poder se concretizar se nós trabalharmos o cidadão de modo completo, pensando na saúde, na educação e na assistência social. É preciso pensarmos em todos os adolescentes e crianças como um cidadão piauiense, trazendo esse fortalecimento da política pública voltada para a educação especial e inclusiva”, disse a Presidente da Undime-PI, Erica Graziela.

O Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, falou sobre a importância dos recursos para que as famílias possam manter essas crianças na escola: “é importante que cada ente, tanto no Governo do Estado como nos municípios, saibam exatamente seu papel para a gente ampliar, inclusive a inclusão dessas pessoas ao Benefício (BPC). É importante a articulação junto a Undime para ganharmos mais potência na inclusão e beneficiar nossos estudantes”.

Participantes do Seminário

O Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), Mauro Eduardo e Silva, salientou a importância de uma busca ativa para que mais crianças e adolescentes possam ser inseridas no Benefício de Prestação Continuada. “Qual é o desafio dos gestores a partir de agora ao retornar aos municípios? É fazermos essa busca ativa, saber quais dessas pessoas ainda não estão incluídas na rede regular de ensino e partindo desse ponto, incluir-las”, disse.

A Deputada Federal Rejane Dias elogiou as ações da Educação em regime de colaboração no Piauí. “A Educação em nosso Estado em cooperação com os municípios tem avançado. É de dar orgulho! Eu, que estou na Câmara Federal, estive na Comissão de Educação e o Piauí é citado como destaque na educação no que diz respeito aos indicadores sociais, assim como o Ceará e Pernambuco”, comemorou.


Programação

O III Seminário para Formação de Gestores Estaduais e Municipais sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) continua nesta terça-feira (31). Confira a programação:

- A integração entre o Programa BPC na Escola e o Cadastro Único para Programas Sociais: perspectivas e potencialidades com Felipe Lins, do Ministério da Cidadania.
- BPC na Escola: Avanços e Desafios atuais de implementação Intersetorial do Programa com Walace Freitas, do Ministério da Cidadania.
- Operacionalização das principais funcionalidades do Sistema BPC na Escola, com Walace Freitas, do Ministério da Cidadania.
- Usabilidade do Sistema BPC na Escola – Acompanhamento de Beneficiários e Acompanhamento das Ações Intersetoriais, com Walace Freitas, do Ministério da Cidadania.


Parceria institucional