Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Regime de Colaboração é tema de Seminário da Undime Rio Grande do Norte

Todas as notícias Categorias

30/05/2023Undime

Regime de Colaboração é tema de Seminário da Undime Rio Grande do Norte

Evento foi promovido em parceria com a Secretaria da Educação do estado

 

Nesta segunda-feira, 29 de maio, em Natal/ RN, foi realizado o Seminário "Regime de Colaboração: Acesso, Permanência e Equidade na Educação Básica", pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime/ RN).

O evento teve a presença de diversas autoridades, gestores municipais e educadores do estado que, juntos, debateram a pactuação entre Estado e Municípios para melhoria da educação.

A solenidade de abertura teve a presença da governadora do RN, Fátima Bezerra; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) Getúlio Marques; a presidente da Undime Rio Grande do Norte, Joária Vieira, Dirigente Municipal de Educação de Rio do Fogo/ RN; a secretária de Educação do RN, Socorro Batista; o presidente da Undime/ CE, José Marques Aurélio, Dirigente Municipal de Educação de Jucás/ CE, representando o presidente nacional da Undime; e Emanuelle Grace Kelly Santos de Oliveira, secretária executiva de Colaboração do Estado do Ceará.

A governadora falou a alegria de poder realizar o evento e destacou a importância de ações como essa para a educação do Rio Grande do Norte. “É um evento que nos demanda, que nos desafia. É preciso garantir não só o acesso, mas a qualidade e a equidade. É para isso que precisamos lutar. Temos de recuperar muitos anos de exclusão social”, afirmou.

O evento marca as discussões em torno das ações juntas que visam fortalecer o regime de colaboração entre as instituições educacionais e o governo. Para a presidente da Undime/ RN, Joária Vieira, o Seminário representa uma oportunidade de compartilhar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer parcerias entre os diversos atores envolvidos na educação básica. “Esperamos que o regime de colaboração possa alcançar os objetivos que cada rede de ensino traçou. Isso deve ocorrer de maneira igualitária. Hoje estamos dando uma grande demonstração de como o regime de colaboração é uma política forte”, disse.

O Seminário Regime de Colaboração teve como propósito central a promoção do diálogo, a troca de experiências e a construção conjunta de soluções visando a melhoria da educação. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques, lembrou que o momento é de mudanças na educação potiguar e brasileira, afirmando que o intercâmbio de esforços para a melhoria do ensino fará a diferença tão aguardada por todos.

Previsto no atual Plano Nacional de Educação (PNE), para a articulação do Sistema Nacional de Educação (SNE), o regime de colaboração compreende o princípio colaborativo entre os entes federados, pressupondo uma visão sistêmica e equalizadora, com foco na cooperação.

“Estamos construindo novas perspectivas para a educação potiguar por meio do regime de colaboração. É importante ver a presença de prefeitos, secretários de educação, autoridades, instituições de ensino, representantes neste seminário, pois todos precisamos assumir o compromisso de fazer uma educação de qualidade”, enfatizou a secretária de Educação do RN, Socorro Batista.

O presidente da Undime do Ceará, José Marques Aurélio, elogiou a importância do trabalho do governo em prol da educação. “Este é um momento histórico para o Rio Grande do Norte, é uma grande iniciativa do governo estadual, fortalecendo esse campo educacional, para que a gente possa garantir o direito à aprendizagem que é constitucional”.

Ainda durante o evento, foi empossado o novo Comitê do Sistema de Ensino Articulado do Rio Grande do Norte (SEARN).

 

Fonte: Undime/RN e Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN

Foto: Undime/RN


Parceria institucional