Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI, Seduc-PI e FGV promovem II Ciclo Formativo para a implementação do Currículo do Piauí

Todas as notícias Categorias

30/09/2021 Undime PI

Undime-PI, Seduc-PI e FGV promovem II Ciclo Formativo para a implementação do Currículo do Piauí

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), promoveu, nesta quinta-feira (30), II Ciclo Formativo de implementação do Currículo do Piauí para professores dos municípios que compõem o Polo Teresina.

A formação tem como objetivo instrumentalizar os profissionais da educação do estado do Piauí com um repertório de estratégias para a implementação do currículo estadual em prol da aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Nesta etapa de capacitação, os cursistas puderam aprender mais sobre o uso da cultura digital e adoção de um ensino com foco nas competências e habilidades proposto pela BNCC.

Desde o dia 13 de setembro, já foram realizadas formações para professores dos Polos de Bom Jesus e São Raimundo Nonato, Picos e Floriano e Parnaíba, que deverão ser multiplicadores realizando a formação dos demais professores nos municípios de seu polo.

Na ocasião, a presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, destacou a importância da formação e do regime de colaboração entre estado e municípios. “As ações como essa formação, que fazem parte do nosso regime de colaboração, fortalecem a aprendizagem dos nossos alunos. Acredito que a cooperação entre estado e municípios é um caminho promissor para melhorar os indicadores da educação”, disse.

No Piauí, 206 municípios estão participando das formações. Segundo o secretário de estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, “Serão mais de 25 mil professores, professoras e profissionais de educação que participaram deste II Ciclo de formação do Currículo do Piauí pela educação infantil e ensino fundamental”. “O nosso objetivo é estabelecer um pacto com todas as redes em prol da educação piauiense”, afirmou.


Currículo do Piauí

Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular, o Estado do Piauí, em regime de colaboração com as redes municipais, elaborou um currículo observando a legislação educacional específica e, principalmente, experiências das práticas pedagógicas dos diferentes ambientes educacionais. O novo currículo está sendo implementado na Educação Básica, particularmente, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Com informações da Seduc-PI.


Parceria institucional