Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Jornada Pedagógica da Undime Piauí reúne mais de duzentas pessoas em Teresina

Todas as notícias Categorias

31/01/2023 Undime PI

Jornada Pedagógica da Undime Piauí reúne mais de duzentas pessoas em Teresina

 

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) reuniu, nesta segunda-feira (30), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), mais de duzentos Dirigentes Municipais de Educação, profissionais de educação e autoridades do segmento em seu primeiro evento do ano, a Jornada Pedagógica da Undime-PI. O intuito do evento é qualificar a educação pública dos municípios por meio de temáticas que irão ser fundamentais para as ações no âmbito educacional no ano de 2023.

A mesa de honra foi composta pela presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício; a vice-presidente da instituição, Eliane Morais; o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; a promotora do Ministério Público do Piauí, Flávia Cordeiro; a representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro, Érica Lopes e o presidente da APPM, Toninho de Caridade.

Na abertura, a presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício, pontuou a importância de debater os temas das palestras do evento e da participação dos gestores e equipes técnicas. “O que discutimos hoje vai servir como base para a elaboração do planejamento anual. As informações levantadas no evento serão essenciais para o desenvolvimento de metas e estratégias que vão impactar diretamente nos resultados dos indicadores educacionais”, afirma. 

Durante o encontro, o vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima, descreveu a relevância do trabalho promovido pela Undime. "A atuação da Undime foi fundamental durante o cenário que vivemos em 2020. A pandemia trouxe à tona a desigualdade social no nosso país e a dificuldade no acesso à informação", frisa.

Presente no evento, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, tratou do regime de colaboração entre as entidades para o fortalecimento da democracia e educação. “É fundamental que a política pública para educação seja bem elaborada e implementada na primeira infância. Na realidade do Brasil, onde as responsabilidades e competências educacionais são divididas e compartilhadas entre os entes federados é essencial que haja um regime de colaboração”, ressalta. 

Renato Casagrande, presidente do Instituto Casagrande, abriu as palestras do dia com o tema “Painel: Formando professores e gestores educacionais de excelência”. O educador abordou questões como a valorização do educador na esfera educacional e a relação entre liderança e gestão. “Sabemos que os professores vêm de uma formação inicial muito precária e que as secretárias de educação precisam organizar um bom plano de educação continuada. Portanto, precisamos de um diagnóstico para entender o perfil de cada educador”, destaca. 

Sobre a participação dos gestores e equipes de educação, estiveram presentes mais de duzentos profissionais que foram orientados com temas essenciais para o ensino e a gestão pública. Ana Cleide Loyola, Dirigente Municipal de Pimenteira, ressalta: "São palestras que irão nos ajudar a fortalecer e dar mais suporte aos nossos municípios".

Para finalizar a programação, o vice-presidente da Undime Alessio Costa Lima resolveu dúvidas e desenvolveu a temática sobre as estimativas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e o início do Vaar.


Parceria institucional