Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Importância das competências socioemocionais durante e após a pandemia é foco do 1º dia de Fórum da Undime-PI

Todas as notícias Categorias

07/10/2020 Undime PI

Importância das competências socioemocionais durante e após a pandemia é foco do 1º dia de Fórum da Undime-PI

As palestras do primeiro dia do I Fórum Virtual Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) tiveram como tema central a importância das competências socioemocionais durante e após a pandemia da Covid-19. O consultor organizacional e escritor Eduardo Shinyashiki apresentou a videoconferência "superando os medos para enfrentar os novos desafios para uma educação híbrida no pós pandemia".

Em sua fala, Shinyashiki elencou quais são as competências socioemocionais que contribuem para enfrentar os desafios deste contexto de pandemia. “Quando a gente fala as competências socioemocionais é como se nesse momento a gente tivesse falando de quatro competências: pessoais, sociais, cognitivas e produtivas. Observe que nunca se falou tanto de inteligência emocional, de ter o domínio das nossas emoções como agora”, destacou.

Pela manhã, entre outras atividades, o Fórum contou com a participação do diretor de Estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Carlos Eduardo Moreno, que tratou sobre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2019.

Mais cedo aconteceu a palestra “Professor em tempo de pandemia: o cuidado com o ser Humano”, proferida pelo psicólogo Guilherme Davoli. Em sua exposição, o palestrante destacou o processo de aprendizagem trazido pela pandemia. “O que estamos vivendo agora é um processo de aprendizagem mais profunda, talvez um pouco mais dolorida, mas muito mais intenso em que a gente tem que aprender a viver com o mundo real e não o mundo que a gente gostaria que estivesse acontecendo”, ressaltou.

O evento contou, ainda, com a participação da representante da Editora Moderna, Sulamita Pereira, que apresentou o projeto Aprova Brasil, que consiste na intervenção direcionada das competências da Língua Portuguesa e da Matemática para alunos do 1º ao 9º ano da Educação Básica.

O secretário de Educação do Estado do Piauí, Ellen Gera, participou também do evento, apresentando ações relacionadas ao Regime de Colaboração entre estado e municípios. O gestor destacou que o regime de colaboração foi colocado como meta do Plano Plurianual do governo do Piauí. “O ano de 2021 será um ano especial para educação piauiense por causa dessa parceria entre estado e municípios. Nós estamos passando por uma oportunidade importante em que o governo do estado colocou o regime de colaboração no PPA”, afirmou.

A palestra “A Importância da Inteligência Socioemocional na Educação'', proferida pela pedagoga Regina Shudo, concluiu o primeiro dia de fórum. Shodu ressaltou a importância da inteligência emocional para os relacionamentos com os outros. “Quando a gente reconhece a nossa emoção, a gente consegue se colocar no lugar do outro, nós melhoramos nossos relacionamentos. Nós precisamos aprender a identificar quando a gente está ficando com raiva, irritado e compreender as causas. Porque quando a gente leva a compreensão e a consciência, neuronalmente a gente pode regular os sentimentos”, evidenciou.

O I Fórum Virtual Extraordinário da Undime-PI continua nesta quinta, 8 de outubro, com palestras, videoconferências e muito mais.


Parceria institucional