Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Unesco divulga guia de implementação do projeto "Ensinar Respeito por Todos"

Todas as notícias Categorias

16/04/2018Undime

Unesco divulga guia de implementação do projeto "Ensinar Respeito por Todos"

Em 2018, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgou o Guia de Implementação do projeto "Ensinar Respeito por Todos" (ERT). O projeto é uma inciativa conjunta entre a Unesco, os Estados Unidos da América e o Brasil, lançada em janeiro de 2012, para reagir à discriminação na educação e também por meio dela.

Ao reconhecer que a discriminação é crescente no mundo todo, a iniciativa promove uma resposta educacional para combater a discriminação e a violência por meio do fortalecimento dos fundamentos de tolerância mútua e do cultivo do respeito por todas as pessoas, sem distinção de cor, gênero, classe, orientação sexual, nacionalidade, etnia ou orientação/identidade religiosa.

O Projeto "Ensinar Respeito por Todos" concentra seus esforços tanto nas salas de aula formais quanto informais, tendo como alvo estudantes de 8 a 16 anos de idade, e pretende estimular a curiosidade, a abertura, o pensamento crítico e o entendimento entre os estudantes ao conscientizá-los e dotá-los de conhecimento e habilidades para cultivar o respeito e acabar com a discriminação em todos os níveis.

Além disso, é construído com base nos valores universais e nos princípios fundamentais dos direitos humanos, e reconhece que cada país tem a sua própria história e mecanismos particulares para tratar a questão da discriminação na educação.

Para conhecer o documento, clique aqui.

Fonte: Unesco com adaptações


Parceria institucional