Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Procura-se: projetos transformadores protagonizados por crianças e jovens!

Todas as notícias Categorias

18/04/2018Undime

Procura-se: projetos transformadores protagonizados por crianças e jovens!

 

Educadores e estudantes do ensino fundamental ou médio podem se inscrever na 4ª edição do Desafio Criativos da Escola a partir do dia 18 de abril

Estudantes e educadores de todo o Brasil, preparem-se: as inscrições para a premiação “Desafio Criativos da Escola 2018” estão abertas a partir desta quarta-feira (18)! Realizado pelo programa Criativos da Escola, do Alana, o Desafio encoraja crianças e adolescentes, alunos do ensino fundamental ou médio, a protagonizarem histórias de mudanças a partir de problemas que atinjam suas escolas, comunidades ou mesmo municípios onde moram. As inscrições pode ser feitas no site do Criativos da Escola.

Desde a primeira edição do Desafio, em 2015, o Criativos da Escola já recebeu quase três mil projetos de todas as regiões brasileiras, em temáticas como saúde, meio ambiente, educação, inclusão, tecnologia, políticas públicas, entre outros. Este ano o Desafio reconhecerá, novamente, as onze iniciativas que mais se destacarem por ações marcadas pelo protagonismo, empatia, trabalho em equipe e criatividade. Três estudantes e um educador de cada grupo irão à premiação em Fortaleza (CE), para participar de atividades colaborativas que promovem trocas de experiências e fortalecimento das ações.

“Diante de realidades locais muitas vezes difíceis e de uma conjuntura nacional conturbada, milhares de estudantes estão mostrando que algo pode ser feito para transformar o ambiente em que vivem. E o Desafio é uma oportunidade de valorizar, ampliar a voz e dar visibilidade ao trabalho destas novas gerações. Todos os anos recebemos projetos inspiradores dos quatro cantos do país e queremos reverberar muito mais essa rede de boas ações. Alunos e professores podem se inscrever e fazer parte deste movimento compartilhando seus projetos incríveis com a gente até o dia 1º de outubro”, convida Carolina Pasquali, diretora do programa Criativos da Escola.

Para auxiliar os educadores interessados em promover experiências de transformação protagonizadas por seus alunos, o Criativos da Escola disponibiliza um material de apoio, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com sua prática dentro e fora da sala de aula. Pelo terceiro ano consecutivo, o Desafio conta com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, em 105 municípios onde desenvolve suas atividades.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Instituto Alana


Parceria institucional