Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI realiza mobilização pela aprovação do Novo Fundeb

Todas as notícias Categorias

18/08/2020 Undime PI

Undime-PI realiza mobilização pela aprovação do Novo Fundeb

Em busca de mobilizar todos os setores em defesa do Novo Fundeb, a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) promove discussões e tem participado ativamente de audiências que envolvem a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/2015, que prevê que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) se torne um instrumento permanente de financiamento da educação básica pública. Os esforços da Undime-PI são para que a PEC, já aprovada na Câmara dos Deputados, tenha seu texto aprovado na íntegra, também, no Senado Federal. A votação da proposta apresentada pela deputada federal Professora Dorinha (DEM/TO) está prevista a próxima sexta-feira (20).

Na tarde desta terça-feira (18), a presidente Érica Graziela representou os Dirigentes Municipais do Piauí na abertura do Ciclo de Debates "Diálogos em Educação em Tempos de Pandemia: Educação pra Valer! Novo Fundeb e o financiamento da Educação", promovido pelo Comitê Piauí da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O evento virtual contou com representantes de entidades nacionais ligadas à educação como as Universidade Federais do Piauí e de Goiás e um consultor legislativo da Câmara dos Deputados.

A presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benicio, reforçou, como tem feito a cada fala nos diversos eventos que vem participando, a importância da aprovação do Novo Fundeb para a Educação Básica. “A aprovação do Novo Fundeb é de suma importância para garantir que as redes públicas municipais e estaduais de Educação tenham mais condições de realizar de maneira satisfatória o processo de ensino-aprendizagem. Aprovar o Novo Fundeb é contribuir para garantir o acesso à educação e a permanência de nossos estudantes na escola”, destacou.

Além do evento de hoje, a Undime-PI tem participado ativamente de articulação junto aos deputados federais e senadores que representam o Estado. Discute também com entidades trabalhadoras e sindicais. Debater e discutir é importante, mas a entidade também busca a mobilização de estudantes, pais e mães de alunos, gestores e dirigentes municipais e estaduais que conversem, marquem nas redes sociais aqueles que podem decidir: os parlamentares.

Criado em 2006, o Fundeb tem período de vigência de 14 anos e, atualmente, responde por mais de 60% do financiamento de todo o ensino público básico do país e tem validade assegurada até 31 de dezembro de 2020.


Parceria institucional