Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI participa de mobilização nacional em prol da aprovação do Novo Fundeb

Todas as notícias Categorias

19/08/2020 Undime PI

Undime-PI participa de mobilização nacional em prol da aprovação do Novo Fundeb

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) participou, nesta quarta-feira (19), de mobilização nacional em prol da aprovação do Novo Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, no Senado Federal. O evento, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) reuniu dirigentes das seccionais de todo o País e foi transmitido via Facebook e Youtube. A votação da PEC 26/2020 está prevista para acontecer na quinta-feira (20).

A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 21 de julho, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, que torna permanente o Fundeb. A matéria foi encaminhada ao Senado Federal e tramita na casa como a PEC 26/2020. O relator da proposta é senador Flávio Arns.

A Undime e suas seccionais defendem a continuidade da mobilização de dirigentes e educadores de todo o país para preservar os importantes avanços obtidos na aprovação, pela Câmara dos Deputados, do texto da PEC 15/15 e reiterados no relatório da PEC 26/ 2020.

“Tais conquistas possibilitarão a melhoria nas condições de oferta da educação infantil; a valorização dos profissionais de educação, com carreira e formação; a garantia de implementação de padrões de qualidade por meio do Custo-Aluno Qualidade (CAQ); e o cumprimento das metas e estratégias dos planos decenais de educação”, apontou o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), Luis Miguel Garcia. “Como instituição que congrega os dirigentes responsáveis pela gestão da educação pública nos 5.568 municípios, representando a oferta da educação a mais de 23 milhões de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, a Undime reitera a importância de aprovar o atual texto da proposta em sua integralidade, rejeitando qualquer emenda, seja ela supressiva, aglutinativa ou modificativa”, acrescentou.

Já a presidente da Undime-PI e secretária municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, disse representar a luta dos 224 municípios piauienses em defesa de um Fundeb permanente e mais robusto. “O Novo Fundeb irá beneficiar milhões de crianças em todo o Brasil com escolas melhor estruturadas, professores mais valorizados e melhor remunerados. Os municípios terão mais capacidade financeira para desenvolver políticas educacionais de qualidade. É um momento histórico para a educação básica”, disse, acrescentando que a entidade atuou em diversas frentes visando à mobilização dos senadores piauienses. Ciro Nogueira, Elmano Férrer e Marcelo Castro já se comprometeram publicamente a votarem a favor da proposta.

 


Parceria institucional