Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Caravana Undime-PI realiza encontro com dirigentes municipais de Educação em Teresina

Todas as notícias Categorias

20/01/2021 Undime PI

Caravana Undime-PI realiza encontro com dirigentes municipais de Educação em Teresina

Nesta quarta-feira (20), a União dos Dirigentes Municipais de Educação realizou mais um evento da Caravana Undime-PI: 1º Encontro com os Dirigentes Municipais de Educação (DMEs); desta vez, no município de Teresina. Na oportunidade, foram discutidos temas fundamentais para o bom funcionamento das redes municipais de Educação em 2021.

Compuseram a mesa de honra do evento: a presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziella Benício; a coordenadora de Etapa da BNCC pela Secretária de Estado da Educação (Seduc), Marília Aragão; a consultora do Sebrae, Theresa Sotero; o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Antônio José Medeiros; e o prefeito do município de Porto Piauí, Dó Bacelar.

 

 

Em sua fala, a presidente da Undime-PI, Érica Graziella, destacou o objetivo do encontro. “Nós estamos realizando a Caravana da Undime-PI para levar aos novos dirigentes municipais do nosso estado e àqueles que já permanecem na gestão desde anos anteriores orientações para que nós possamos construir políticas públicas educacionais com mais eficiência e que possam atender de forma igualitária e equitativa os nossos estudantes piauienses”, afirmou.

O prefeito do município de Porto, Dó Bacelar, enfatizou, em sua fala, a necessidade da adesão dos municípios à Undime-PI. “Ao voltar à sua cidade convença o seu prefeito para que ele se filie a Undime, pois esta é uma entidade importante para a educação do Piauí”, disse.

 

Sobre o encerramento do ano letivo de 2020, o vice-presidente do CEE, Antônio Medeiros, destacou como os municípios devem alcançar a carga-horária mínima exigida pelo Conselho Nacional de Educação. “A integralização das 800 h/a, que é a carga-horária mínima, do ano letivo afetado pela pandemia pode ser efetivada no ano subsequente”, ressaltou.

O consultor jurídico da Undime-PI, Hans Kelsen, tratou sobre o Novo Fundeb. Segundo o advogado, “o Novo Fundeb criou novos paradigmas para a Educação; nós seremos a partir de agora cobrados pelo que recebemos ou não receberemos. Essa nova metodologia do Novo Fundeb já é aplicada, por exemplo na Saúde, onde eu tenho que ter metas para receber recursos. Na Educação vai ser a mesma coisa, para que eu receba dinheiro, eu preciso demonstrar resultado.”

Durante o evento, os participantes puderam acompanhar, também, diversas palestras que trataram de temáticas importantes para a Educação Pública do Piauí em 2021, como as propostas de consórcio de formação do Currículo Piauí, apresentadas pela coordenadoras do ProBNCC pela Seduc, Marília Aragão e Gabriela Oliveira, e o coordenador Estadual do ProBNCC pela Undime-PI, Antônio Silva; o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do Sebrae, pelas consultoras Theresa Sotero e Kassandra Bona.

 

Participaram do evento dirigentes e técnicos municipais de Educação de Agricolândia, Água Branca, Domingos Mourão, José de Freitas, Francisco Ayres, Landri Sales, Elesbão Veloso, Nossa Senhora de Nazaré, Arraial, São Francisco do Piauí, Bertolínia, Santo Inácio, Alto Longá, Porto, União, Lagoa de São Francisco, Morro do Chapéu, Monsenhor Gil, Amarante, Antonio Almeida, Cajazeiras, Bela Vista, Buriti dos Montes, Boa Hora, São João do Piauí, Sigefredo Pacheco, Paes Landim, Santa Rosa, Campo Largo, Floriano, Hugo Napoleão, Jatobá do Piauí, Lagoinha do Piauí, Nova Santa Rita, Olho D'Água, Palmeirais, Porto Alegre, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, São Félix, Simões, Teresina e Uruçuí.

A Caravana da Undime-PI encerrará suas atividades no municipio de Bom Jesus, no dia 30 de janeiro.


Parceria institucional