Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI participa de lançamento do PRO-Alfabetização na Idade Certa

Todas as notícias Categorias

20/04/2021 Undime PI

Undime-PI participa de lançamento do PRO-Alfabetização na Idade Certa

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) participou, nesta terça-feira (20), de reunião promovida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PI) com dirigentes municipais de Educação para a apresentação do programa e do termo de adesão ao PRO-Alfabetização na Idade Certa.

O PRO-Alfabetização é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para a Alfabetização na Idade Certa, com o propósito de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

Nesta primeira reunião, o projeto e o termo de adesão foram apresentados para os dirigentes municipais de Educação dos municípios que compõem da 1ª à 7ª Gerência Regional de Educação (GRE). O cronograma de reuniões continua na quinta-feira (22) e na sexta-feira (23), com os municípios jurisdicionados pelas demais GREs.

Durante a reunião, o superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto Pereira, destacou o objetivo central do projeto. “Essa é uma parceria muito importante entre várias instituições em que o objetivo central é acabar com a sangria do analfabetismo no nosso estado, pegar todas as crianças e conseguir alfabetizá-las na idade certa”, disse.

A presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, ressaltou a importância do projeto para a alfabetização no Piauí. “Nós sabemos que é uma necessidade muito grande; na última avaliação nacional de alfabetização nós tivemos resultados que não foram bons para o nosso estado, pois a maioria dos municípios apresentaram níveis insuficientes de leitura e escrita”, afirmou.

Gabriela Oliveira, coordenadora do Programa de Alfabetização na Idade Certa (em regime de colaboração), explicou quais as perspectivas do projeto. “O PRO-Alfabetização na Idade Certa visa fortalecer a aprendizagem dos alunos, na perspectiva da equidade e da efetivação do direito à educação escolar pública de qualidade”, destacou.

 


Parceria institucional