Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI participa de reunião ordinária da Gestão Ampliada da Undime Nacional

Todas as notícias Categorias

20/04/2021 Undime PI

Undime-PI participa de reunião ordinária da Gestão Ampliada da Undime Nacional

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) participou, nesta terça-feira (20), de reunião ordinária da Gestão Ampliada promovida pela Undime Nacional. A reunião contou com a participação dos membros da Diretoria Executiva Nacional e das presidências e secretários executivos e equipes de comunicação das seccionais. Durante o encontro, foram tratadas as seguintes pautas: Programa Brasil na Escola, com a participação do Ministério da Educação (MEC), e a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Programa Brasil na Escola é uma iniciativa do MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica (Seb), que tem como objetivo o investimentos de R$ 200 milhões, a cada dois anos, beneficiando cerca de 1 milhão de estudantes de 5 mil escolas do Ensino Fundamental.

Durante a reunião, a coordenadora-geral do Ensino Fundamental do MEC, Myrian Sartori, explicou o público-alvo do programa. “O programa foi pensado especificamente para os anos finais do ensino fundamental e as escolas precisam ter esse tipo de oferta”, afirmou.

Os municípios que desejam participar do programa devem fazer a adesão até 28 de maio, por meio Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), no módulo PAR 4. Na adesão, os dirigentes deverão assinar o termo, escolher as escolas que poderão participar e os seus respectivos coordenadores.

Ainda, na reunião, foi discutida a realização da prova do Saeb 2021. Na oportunidade, a presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, destacou o posicionamento da seccional em relação à avaliação, durante a pandemia. “Acreditamos que a avaliação deva acontecer, desde que não seja como forma de ranquear. Precisamos, sim, de um diagnóstico, pois sabemos o tamanho do prejuízo na aprendizagem dos nossos estudantes, neste período de pandemia e esse resultado precisa ser usado na construção de uma política pública que busque reduzir essa desigualdade”, disse.


Parceria institucional