Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime apresenta resultados do Piauí em pesquisas nacional e estadual sobre ações das Secretarias municipais de Educação durante pandemia

Todas as notícias Categorias

22/09/2020 Undime PI

Undime apresenta resultados do Piauí em pesquisas nacional e estadual sobre ações das Secretarias municipais de Educação durante pandemia

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) realizou na manhã desta terça-feira (22) , mais uma Web Conferência do projeto Undime em Ação na Sua Casa. O evento on-line foi transmitido pelo canal da Undime-PI no YouTube e teve como tema “O Relatório Brasil”, pesquisa da Undime Nacional sobre as ações das Secretarias Municipais de Educação durante a pandemia da Covid-19. No decorrer do encontro foram apresentados, também, os resultados do questionário realizado pelo Grupo de trabalho da Undime Piauí sobre o retorno das aulas presenciais pós-pandemia.

O Relatório Brasil é o terceiro questionário de uma série de levantamentos elaborados pela Undime Nacional em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Itaú Social e outras entidades durante a pandemia. O objetivo do relatório é coletar de forma sistemática dados sobre as Secretarias Municipais de Educação de todo o Brasil e saber quais os seus desafios nesta suspensão das aulas presenciais. No Piauí 191 municípios responderam a pesquisa.

A web conferência foi mediada pela professora Érica Graziela Benício, presidente da Undime-PI e dirigente municipal de educação de Domingos Mourão e contou com a participação do professor Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime Nacional e dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci-SP; e do professor Pedro Alves da Silva, dirigente municipal de Educação de Pau D’Arco do Piauí e representante do GT Undime-PI.

“Foi disponibilizado um questionário entre os dias 21 de agosto e 7 de setembro, que obteve retorno de 150 municípios, distribuídos nos onze territórios do estado do Piauí. Quero agradecer a todos que tiraram um pouco do seu tempo para responder o questionário e que contribuíram para que tivéssemos um consolidado com informações sobre como anda a Educação neste período de pandemia”, afirmou a presidente da Undime-PI, Érica Graziela.

Durante a apresentação da síntese do relatório dos resultados obtidos no questionário realizado pela Undime Piauí sobre o retorno das aulas presenciais pós-pandemia, o professor Pedro Alves evidenciou que os resultados obtidos serão utilizados para a confecção de um documento que será elaborado e disponibilizado posteriormente pela Undime-PI. “Esse questionário vai servir como subsídio para a elaboração de um documento que a Undime irá fazer; isso é bom porque vai nos dar um suporte teórico justamente nas nossas defesas enquanto munícipes para a questão do retorno presencial ou não dessas nossas atividades”, ressaltou.

O presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel Garcia, apresentou os resultados da regional Piauí no Relatório Brasil e destacou que o Piauí teve uma adesão de 85% das redes municipais de Educação do Estado o que configura um resultado melhor que o nacional. “No que diz respeito ao Piauí, nós tivemos a resposta de 191 redes, ou seja, 85% das redes do estado, melhor ainda que os dados da nacional, então gostaria de parabenizar e agradecer pelo envolvimento de todos vocês”, disse o professor.

Durante o evento on-line, os espectadores puderam compartilhar suas dúvidas sobre o tema por meio do chat.

Confira abaixo os resultados das duas pesquisas:

Acesse aqui a síntese do relatório dos resultados obtidos no questionário realizado pela Undime Piauí.

Acesse aqui o resultado das ações das Secretarias Municipais de Educação durante a pandemia da Covid-19 no estado do Piauí.


Para rever as web conferências e acompanhar as próximas transmissões do projeto inscreva-se no canal da Undime Piauí no YouTube. Clique aqui!


Parceria institucional