Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > DME de Crateús é reeleita presidente da Undime Ceará

Todas as notícias Categorias

23/04/2021Undime

DME de Crateús é reeleita presidente da Undime Ceará

Além de eleição da nova diretoria executiva da seccional, evento foi marcado pela participação do Ministro da Educação, Milton Ribeiro

A Undime/ CE elegeu nesta sexta-feira (23) nova diretoria para o biênio 2021-2023. Foram eleitos como presidente Luiza Aurélia Costa dos Santos Teixeira, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Crateús e, como vice, Jose Marques Aurélio de Souza, Dirigente Municipal de Educação de Jucás.

O pleito ocorreu por ocasião do 18º Fórum Estadual, realizado de 21 a 23 de abril de 2021 com tema “Caminhos Possíveis para Educação de Qualidade no Contexto Atual". O evento destinado a Dirigentes Municipais de Educação, técnicos das secretarias municipais e educadores teve a participação do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, que reforçou a iniciativa de diálogo, por parte do MEC para com os Dirigentes Municipais de Educação.

A presidente da Undime/ CE solicitou do Ministro revisão da Portaria Interministerial 1/2021, de 31 de março, a qual apresenta a expectativa de receitas do Fundo para este ano. Foi observado pela seccional, a partir de dados publicados pelo Inep, relativos ao EducaCenso 2020, ausência do repasse referente às matrículas de 256.249 alunos no ensino fundamental, atendidos na educação de tempo integral no estado. Tendo sido considerados apenas 65.700 alunos, que provocou uma estimativa de perda de R$ 215.408.022,54 para os municípios cearenses.

Ribeiro explicou que o MEC identificou uma falha na filtragem das matrículas e que, se for de fato constatada, poderá ser publicada nova portaria para corrigir o que está errado. “Foi uma falha da TI do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], mas nós vamos corrigir e restaurar, isso que eventualmente fizemos.”

Durante os três dias do evento, o 18º Fórum Estadual da Undime/ CE pautou temas urgentes da educação brasileira, provocando a reflexão de dirigentes municipais de educação, equipes técnicas das secretarias de educação e professores, com a participação de autoridades e palestrantes conhecidos nacionalmente.

No discurso de posse, a presidente reeleita, Luiza Aurélia, agradeceu a todos os colegas dirigentes da educação dos 184 municípios cearenses. "Nessa nova gestão, afirmo que continuarei na defesa da educação de qualidade para melhoria dos nossos municípios, apoiando com a mesma alegria e disposição de sempre e procurando sempre dar o melhor de mim. Agradeço, em especial, ao meu vice-presidente, Aurélio Marques, por aceitar dividir comigo esse biênio". 

 

Fonte: Undime


Parceria institucional