Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI promove encontro com DMEs para orientação sobre elaboração dos protocolos de retorno das aulas presenciais

Todas as notícias Categorias

23/07/2020 Undime PI

Undime-PI promove encontro com DMEs para orientação sobre elaboração dos protocolos de retorno das aulas presenciais

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) promoveu, na tarde desta quarta-feira (22), encontro com Dirigentes Municipais de Educação para tratar sobre orientações acerca da elaboração dos protocolos de retorno das aulas presenciais. A reunião, realizada por meio virtual, contou com a participação de dirigentes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

A presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benicio, mediadora do encontro, ressaltou a importância de as redes municipais de ensino estarem preparadas para este novo momento, que irá suscitar uma série de cuidados adicionais ao dia a dia escolar.

O professor Carlos Alberto Pereira da Silva, superintendente de Ensino da Seduc, apresentou aos DMEs o documento “Proposta de Retorno com as Atividades Educacionais Presenciais nas Escolas da Rede Estadual”, em que constam aspectos, como medidas coletivas e medidas individuais de proteção e prevenção à Covid-19 e critérios para retomada do transporte coletivo escolar.

Dentre as medidas apresentadas pela Seduc, estão: organizar as equipes para trabalhar de forma escalonada, com medida de distanciamento social; manter, sempre que possível, portas e janelas abertas para ventilação do ambiente; organizar a rotina de limpeza do ambiente de trabalho e dos equipamentos de uso individual; obrigatoriedade da utilização de máscaras no ambiente escolar; e disponibilização de termômetro, álcool 70% e álcool em gel 70% para cada unidade.

Já Tarso Neto, diretor administrativo da Seduc, apresentou o Protocolo Sanitário a ser adotado pelo órgão. O documento traz orientações para o funcionamento e o desenvolvimento de atividades presenciais nas instituições, além de ações de prevenção, minimização ou eliminação de riscos às atividades administrativas e acadêmicas da Instituição.

Dentre as principais medidas de segurança sanitária prevista estão: testagem de 100% dos profissionais e dos alunos; controle diário de temperatura de estudantes e de servidores; campanha publicitária - cartazes e outras formas de divulgação no ambiente escolar; criação de rotinas de aeração, higienização e desinfecção dos espaços escolares e de seus acessos (maçanetas das portas, por exemplo); além da triagem e higienização na entrada da escola.


Parceria institucional