24/07/2020 Undime PI
Na manhã desta sexta-feira (24), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) realizou web conferência do projeto Undime em Ação - na Sua Casa. O encontro, transmitido pelo canal da Undime-PI no YouTube, tratou sobre Regime de Colaboração Avaliação de Fluência.
A Avaliação de Fluência em leitura visa avaliar o desempenho de alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, aspecto primordial para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos. Os resultados da avaliação são utilizados para identificar o nível de fluência dos estudantes, para que sejam desenvolvidas estratégias de consolidação do seu processo de alfabetização.
Em sua fala, a mediadora do evento, Érica Graziela Benício, presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, destacou a importância da Avaliação de Fluência para os municípios. “A Avaliação de Fluência vai beneficiar a todos os municípios, pois, a partir da avaliação nós vamos conhecer um pouco de como está a fluência em leitura dos nossos estudantes”, afirmou.
O superintendente de Ensino da Educação da Seduc, Carlos Alberto Pereira, ressaltou a relevância do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa entre estado e municípios. “O pacto que nós estamos assinando é um marco para a Educação no Estado do Piauí, pois temos a perspectiva de lacrar a torneira da distorção idade/série”, evidenciou.
Gabriela Oliveira, coordenadora do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração, apresentou o objetivo do Programa de Alfabetização em regime de colaboração. “O Programa de Alfabetização vem para fortalecer a alfabetização dos municípios e apoiá-los, por meio de formação de professores, gestores e dirigentes municipais, materiais didáticos complementares que serão elaborados e distribuídos de acordo com a necessidade dos estudantes piauienses”, ressaltou.
A coordenadora Estadual da Avaliação de Fluência da Seduc, Evaneuda Araújo, evidenciou os objetivos da Avaliação em Fluência. "É uma avaliação em leitura que tem como objetivo verificar o desempenho dos estudantes, principalmente aqueles do ciclo de alfabetização. Nós sabemos que o ciclo de alfabetização com a proposta da BNCC encerra no 2º ano do Ensino Fundamental, porque estes estudantes ainda estão no processo de aprendizagem do código alfabético”, enfatizou a professora.
Sobre o processo que vai mensurar o rendimento dos estudantes, a coordenadora de Operações de Campo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade de Juiz de Fora, Carolina Canêdo, apresentou os bebeficios da avaliação para as escolas após o retorno às aulas. “A avaliação de Fluência vai fornecer para vocês um diagnóstico rápido de como os alunos estão voltando para a escola, ou seja, é um ponto de partida do caminho que a escola vai tomar a partir deste retorno”, frisou.
O evento teve como público-alvo os dirigentes municipais de educação de todo o Piauí, técnicos das secretarias e profissionais da educação que puderam relatar e esclarecer, por meio do chat, suas dúvidas sobre o tema abordado na web conferência.
Você pode assistir na íntegra novamente. Clique aqui!
Na manhã desta sexta-feira (24), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) realizou web conferência do projeto Undime em Ação - na Sua Casa. O encontro, transmitido pelo canal da Undime-PI no YouTube, tratou sobre Regime de Colaboração Avaliação de Fluência. A Avaliação de Fluência em leitura visa avaliar o desempenho de alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, aspecto primordial para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos. Os resultados da avaliação são utilizados para identificar o nível de fluência dos estudantes, para que sejam desenvolvidas estratégias de consolidação do seu processo de alfabetização. Em sua fala, a mediadora do evento, Érica Graziela Benício, presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, destacou a importância da Avaliação de Fluência para os municípios. “A Avaliação de Fluência vai beneficiar a todos os municípios, pois, a partir da avaliação nós vamos conhecer um pouco de como está a fluência em leitura dos nossos estudantes”, afirmou. O superintendente de Ensino da Educação da Seduc, Carlos Alberto Pereira, ressaltou a relevância do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa entre estado e municípios. “O pacto que nós estamos assinando é um marco para a Educação no Estado do Piauí, pois temos a perspectiva de lacrar a torneira da distorção idade/série”, evidenciou. Gabriela Oliveira, coordenadora do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração, apresentou o objetivo do Programa de Alfabetização em regime de colaboração. “O Programa de Alfabetização vem para fortalecer a alfabetização dos municípios e apoiá-los, por meio de formação de professores, gestores e dirigentes municipais, materiais didáticos complementares que serão elaborados e distribuídos de acordo com a necessidade dos estudantes piauienses”, ressaltou. A coordenadora Estadual da Avaliação de Fluência da Seduc, Evaneuda Araújo, evidenciou os objetivos da Avaliação em Fluência. "É uma avaliação em leitura que tem como objetivo verificar o desempenho dos estudantes, principalmente aqueles do ciclo de alfabetização. Nós sabemos que o ciclo de alfabetização com a proposta da BNCC encerra no 2º ano do Ensino Fundamental, porque estes estudantes ainda estão no processo de aprendizagem do código alfabético”, enfatizou a professora. Sobre o processo que vai mensurar o rendimento dos estudantes, a coordenadora de Operações de Campo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade de Juiz de Fora, Carolina Canêdo, apresentou os bebeficios da avaliação para as escolas após o retorno às aulas. “A avaliação de Fluência vai fornecer para vocês um diagnóstico rápido de como os alunos estão voltando para a escola, ou seja, é um ponto de partida do caminho que a escola vai tomar a partir deste retorno”, frisou. O evento teve como público-alvo os dirigentes municipais de educação de todo o Piauí, técnicos das secretarias e profissionais da educação que puderam relatar e esclarecer, por meio do chat, suas dúvidas sobre o tema abordado na web conferência. Você pode assistir na íntegra novamente. Clique aqui!